Title
O ensino bilingue no contexto cabo-verdiano: Que impactos tem tido a experiência bilingue em Cabo Verde na relação escola-família?
Author
Andrade, Arlinda Mendonça
Summary
pt
O ensino bilíngue tem vindo a ganhar destaque no debate educativo em Cabo Verde. Este estudo
analisou a experiência de duas escolas da ilha de Santiago, uma no interior e outra na capital, entre 2013
e 2016, com o objetivo de compreender o impacto dessa prática na relação entre escola e família, assim
como identificar os desafios enfrentados por alunos, pais e professores. O estudo também abordou a
preparação dos envolvidos, nomeadamente a formação dos docentes para o ensino bilíngue.
Foram igualmente investigadas as atividades implementadas pelas escolas para promover o
envolvimento dos pais e da comunidade no projeto bilíngue, e os efeitos dessa participação no sucesso
da iniciativa. O trabalho teórico baseou-se em autores como Duarte (2002), Couto (1996), Diogo (1998),
Pereira (2008), Cardoso (2015) e Veiga (2015), entre outros. A metodologia foi qualitativa, utilizando
grupos focais e questionários que permitiram um contato direto com os participantes.
Os resultados mostram que, apesar dos desafios, o ensino bilíngue gerou benefícios significativos, como
o progresso académico dos alunos e o fortalecimento das relações entre a escola e as famílias. Este
estudo reforça a necessidade urgente de integrar a língua materna no sistema educativo cabo-verdiano,
contribuindo para um ambiente mais inclusivo e eficaz.
en
The bilinguallism technique is being largely bebated on the teaching system in Cape Verde. The present
study analysed the experience of two schools: One inthe country and the other inthe capital of the
country. Wtween 2013 and 2016 to understand the impact of this practice in the relationship between
the scool and the family and also identify the clallenges students, families, teachers, parents faved during
practice. The presente studiey also approached the training of the teachers for the bilingual study.
There was also researched implemented the implementede activities by those schools in order to promote
the participation of the parents end the communities in the bilingual project for the success of this
iniciative. The theoretical framework was based on Duarte (2002), Couto ( 2002), Diogo(1998) and
Veiga (2015), among others. The methodology was qualitative using goal groups and questionnaires
which forwarded diret contact with the participants.
The result of the present work proved the although the challenges, the bilingual teaching generated
significant benefits such as stidents academic progress of the students and strengthens the relationshipe
between scool.