Title
Educação para o património em contexto escolar: O projeto património na escola secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (2013-2023)
Author
Pereira, Bárbara Cristina Duarte
Summary
pt
Este trabalho pretende refletir sobre a educação para o património, especificamente em contexto
escolar, utilizando o projeto Património, da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho,
e focando-se especificamente no período compreendido entre 2013 e 2023, por corresponder
ao intervalo de tempo em que o projeto criou espaço para que os alunos se envolvessem com o
património da escola.
Partindo do pressuposto de que o património é um elemento-chave para caracterizar uma
determinada cultura ou comunidade, e que portanto pode ser usado como uma ferramenta para
a promoção da compreensão, cidadania ativa e democracia, não só se olhará para a educação
para o património na escola, como também para o próprio património da escola, e para o papel
que podem ter na construção do ambiente escolar. Numa primeira fase, são abordados teorias e
conceitos relativamente ao tema da educação e contexto escolar, para passar a uma reflexão
sobre o conceito de património, a sua importância e o seu lugar no contexto escolar, tanto
atualmente como no momento de desenvolver o tema do projeto em questão. A investigação
privilegiou a análise dos documentos produzidos no âmbito do projeto Património, em
entrevistas realizadas a participantes no projeto, cruzando esta iniciativa com outros projetos
da mesma natureza.
en
This essay leans over heritage education, specifically in a school environment. Assuming
heritage can be seen as a key element for the characterization and understanding off a certain
culture and community, and that it can be used as a tool for comprehension, active citizenship
and democracy, we will be looking not only at heritage education in schools, but also at school
heritage itself, and its part in building a healthy school environment. The case study used for
this purpose is the Património project, held in Maria Amália Vaz de Carvalho High School, in
which this initiative has been creating room for the students' involvement with the school’s
heritage since 2013.
First, we will approach the main theories and concepts regarding two key subjects: education
and school. Then we will spend some time developing the concept of heritage and its relevance,
as well as its place in a school context. Concerning the project, which is this essay’s main focus,
all of the information and conclusions were obtained through documents that were the result of
the said project, interviews, and a comparison with other similar initiatives.