Título
Leitura social em meio digital: Um estudo de caso do grupo Doses de Leitura
Autor
Breitsameter, Amanda Jansson
Resumo
pt
Este estudo investiga o fenômeno da leitura social digital em meio online, com foco sobre as
dinâmicas interativas do grupo Doses de Leitura (DDL) no Facebook, composto
majoritariamente por jovens leitores brasileiros. A pesquisa busca entender como as
interações no grupo DDL transformam os hábitos de leitura dos seus membros e a prática de
leitura tradicional. Desta forma, quer-se compreender de que maneira as novas tecnologias e
as redes sociais online transformam as práticas de leitura, promovendo interações sociais e a
troca de experiências literárias. Para responder a essa questão, foi realizada uma análise
mista, que combinou abordagens qualitativa e quantitativa, unindo observação das interações
do grupo através de análise de conteúdo e função de postagens, com a aplicação de um
inquérito online voluntário aos seus membros. Assim, foram analisados os hábitos de leitura
dos participantes, revelando uma preferência marcante por e-readers e uma dependência das
recomendações e interações dentro do grupo para acesso a novos autores e títulos. Os
resultados indicam que, embora a leitura digital tenha ampliado o acesso a conteúdos
literários, a leitura física ainda desempenha um papel significativo na vida dos leitores. A
pesquisa revela que a participação ativa no grupo modifica significativamente os hábitos de
leitura, com as redes sociais online operando como plataforma de contato e compartilhamento
e incentivando a troca de recomendações literárias.
en
This study investigates the phenomenon of digital social reading in an online environment,
focusing on the interactive dynamics of the Doses de Leitura (DDL) Facebook group, made
up mostly of young Brazilian readers. The research seeks to understand how the interactions
in the DDL group transform the reading habits of its members and the practice of traditional
reading. In this way, we want to understand how new technologies and online social networks
transform reading practices, promoting social interactions and the exchange of literary
experiences. To answer this question, a mixed analysis was carried out combining qualitative
and quantitative approaches, combining observation of the group's interactions through
content analysis and the function of posts, with the application of a voluntary online survey to
its members. The participants' reading habits were analyzed, revealing a marked preference
for e-readers and a dependence on recommendations and interactions within the group for
access to new authors and titles. The results indicate that although digital reading has
expanded access to literary content, physical reading still plays a significant role in readers'
lives. The research reveals that active participation in the group significantly modifies
reading habits, with online social networks operating as a platform for contact and sharing
and encouraging the exchange of literary recommendations.