Título
Boosting children’s reading motivation with LLM-Generated story crossovers
Autor
Carmo, Inês Nunes do
Resumo
pt
É amplamente reconhecido que a leitura é essencial para a educação das crianças. No
entanto, as horas que as crianças deveriam passar a ler estão a ser cada vez mais substitu
ídas por horas em frente de tablets, telemóveis ou ecrãs de computador. Para contrariar
esta tendência, no âmbito desta dissertação foi desenvolvida pelo autor uma ferramenta
digital que permite aos educadores criar histórias que combinam os interesses das crianças
com clássicos da literatura. O objetivo é motivar a leitura indiretamente, utilizando as
capacidades generativas do ChatGPT, para criar histórias cativantes que unem os clássicos
da literatura com os interesses das crianças. A ferramenta simula um livro digital
num tablet, com conteúdo textual e visual, tendo sido desenvolvida sob o paradigma do
design participativo. Um estudo realizado em Lisboa, Portugal, com 20 crianças, mostra
uma experiência positiva com a ferramenta e um aumento da motivação para ler os clássicos
após a sua utilização. Esta dissertação apresenta a conceção, o desenvolvimento e a
avaliação da ferramenta.
en
It is widely recognised that reading is essential for children's education. Nevertheless,
the hours children should spend reading are increasingly being replaced by hours in front
of tablets, phones, or computer screens. To counter this trend, in the context of this
dissertation, a digital tool was developed by the author that allows educators to create
stories that combine children's interests with literary classics. The goal is to motivate
reading indirectly by using ChatGPT's generative capabilities to create engaging stories
that combine literary classics with children's interests. The tool simulates a digital book
on a tablet, with textual and visual content, and was developed under the participatory
design paradigm. A user study conducted in Lisbon, Portugal with 20 children shows a
positive experience with the tool and an increase in motivation to read the classics after
using it. This dissertation presents the design, development, and evaluation of the tool.