Title
Eco-amor: O comportamento eco-friendly como fator na atração romântica
Author
Pereira, Fernanda Simone Sousa
Summary
pt
A preocupação com a sustentabilidade ambiental tem estimulado mudanças no comportamento dos consumidores. A tendência para o sobreconsumo e desperdício, conhecida como consumo conspícuo, está a dar lugar à preferência por produtos "eco-friendly". Neste contexto, populariza-se a conservação conspícua: contribuições individuais dispendiosas para a proteção do ambiente. Evidência recente sugere que a mesma comunica, além de qualidades pró-sociais, prestígio, características possivelmente desejáveis num parceiro romântico.
Esta investigação examina se a compra de produtos sustentáveis aumenta a atratividade dos homens como parceiros para uma relação romântica de longo prazo. Para tal, testámos se os homens descritos como consumidores de produtos sustentáveis (vs. de luxo) beneficiam de acrescido interesse romântico e que inferências são feitas sobre o seu nível de sociabilidade, competência e masculinidade. A amostra (N = 236) incluiu mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos, e orientação heterossexual. Cada participante avaliou seis perfis de potenciais parceiros românticos, que incluíam uma fotografia e a descrição de um produto por ele comprado.
Os resultados corroboram a hipótese de que a compra de produtos sustentáveis aumenta a atratividade dos homens como parceiros para relações românticas a longo prazo. Foi possível observar também que esta relação é mediada pelo incremento da perceção dos alvos como sociáveis. A competência não mediou esta relação de forma significativa.
O presente estudo ilustra o impacto dos comportamentos de consumo sustentável nas relações interpessoais, constituindo um contributo para a promoção da sustentabilidade a nível individual, social e de políticas públicas.
en
The concern for environmental sustainability has prompted changes in consumer behavior. The tendency for overconsumption and waste, known as conspicuous consumption, is being replaced by a preference for eco-friendly products. In this context, conspicuous conservation is gaining popularity: costly individual contributions to environmental protection. Recent evidence suggests that such behavior communicates not only prosocial qualities but also prestige, traits that may be desirable in a romantic partner.
This research examines whether purchasing sustainable products increases men's attractiveness as partners for a long-term romantic relationship. To do so, we tested whether men described as consumers of sustainable products (vs. luxury products) benefit from increased romantic interest and what inferences are made about their warmth, competence, and masculinity. The sample (N = 236) included women aged 18 to 35 with heterosexual orientation. Each participant evaluated six profiles of potential romantic partners, which included a photograph and a description of a product they had purchased.
The results support the hypothesis that purchasing sustainable products increases men's attractiveness as partners for long-term relationships. It was also observed that this relationship was mediated by the increased perception of targets as sociable. Competence was not a significant mediator of this relationship.
The present study illustrates the impact of consumption behaviors on interpersonal relationships, contributing to the promotion of sustainability on individual, social, and public policy levels.