Title
O potencial da realidade virtual no design de interiores
Author
Galheto, Lina
Summary
pt
Esta dissertação de mestrado investiga o papel da Realidade Virtual (RV) no design de interiores,
com ênfase na necessidade de inovação tecnológica nas empresas. A investigação explora a forma
como a RV pode transformar a comunicação entre designers e clientes, ao oferecer uma experiência
imersiva e pormenorizada. Com base na revisão da literatura e na análise de questionários, o estudo
centra-se na perceção e aceitação da RV por parte de um público diversificado, não limitado a um
grupo etário específico. Um estudo de caso com a empresa Liv'in avalia a forma como um protótipo
de RV pode otimizar o processo de conceção, melhorar a compreensão do espaço e aumentar a
satisfação do cliente. Os resultados sugerem uma tendência positiva na adoção da RV, com
recomendações práticas para a sua implementação eficaz. Este trabalho não só sublinha a importância
da inovação tecnológica no design de interiores, como também abre caminho a futuras investigações
sobre de forma a RV pode abrir caminho para novos mercados menos saturados.
en
This thesis investigates the role of Virtual Reality (VR) in interior design, emphasizing the need for
technological innovation in businesses. The research explores how VR can transform communication
between designers and clients by offering an immersive and detailed experience. Based on literature
reviews and questionnaire analysis, the study focuses on the perception and acceptance of VR by a
diverse audience, not limited to any specific age group. A case study with the Liv'in company assesses
how a VR prototype can optimize the design process, improve spatial understanding, and increase
client satisfaction. The results suggest a positive trend in VR adoption, with practical recommendations
for its effective implementation. This work not only underscores the importance of technological
innovation in interior design but also paves the way for future investigations into how VR can break
into new, less saturated markets.