Title
No mundo do eu: A associação entre os traços de personalidade da Dark Triad e os comportamentos de autopromoção nas redes sociais
Author
Silva, Patrícia Lopes da
Summary
pt
Embora o interesse pelo conceito da Dark Triad tenha vindo a crescer na literatura científica, Sanecka
(2017, p.72) salienta que “são poucas as pesquisas sobre o modo como os indivíduos maquiavélicos,
narcisistas e psicopatas interagem no meio digital, nomeadamente no contexto dos comportamentos
de autoapresentação”. Neste sentido, a presente investigação teve como objetivo avaliar a associação
entre os traços de personalidade da Dark Triad (ou seja, maquiavelismo, narcisismo e psicopatia) e os
comportamentos de autopromoção nas redes sociais (como o Facebook e o Instagram). Tendo como
base evidências anteriores, seria esperado que, tanto o maquiavelismo como o narcisismo estivessem
positivamente relacionados com os comportamentos de autopromoção nas redes sociais, e que, pelo
contrário, a psicopatia estivesse negativamente associada a estes comportamentos. Para testar todas
as hipóteses, foi aplicado um questionário a 200 participantes (134 mulheres e 66 homens), com idades
compreendidas entre os 18 e os 30 anos, no qual foram avaliadas as suas condutas de utilização das
redes sociais e os seus traços de personalidade mais sombrios. Analisados os resultados, verificou-se
que existe uma associação positiva entre os três traços de personalidade que compõem a Dark Triad e
os comportamentos de autopromoção nas redes sociais. Este trabalho veio contribuir para o avanço
de estudos científicos nesta área, mostrando ser indispensável observar o lado mais sombrio das redes
sociais e procurar perceber a influência da personalidade nestes comportamentos.
en
Although the interest in the concept of the Dark Triad has been growing in scientific literature, Sanecka
(2017, p.72) points out that "there is little research on how Machiavellian, narcissistic and psychopathic
individuals interact in the digital environment, namely in the context of self-presentation behaviors".
In this sense, the present research aimed to assess the association between the Dark Triad personality
traits (i.e., Machiavellianism, narcissism, and psychopathy) and self-promotion behaviors on social
media (such as Facebook and Instagram). Based on previous evidence, it would be expected that both
Machiavellianism and narcissism would be positively related to self-promotion behaviors on social
media, and that, on the contrary, psychopathy would be negatively associated with these behaviors.
In order to test all the hypotheses, a questionnaire was administered to 200 participants (134 women
and 66 men), aged between 18 and 30, to evaluate their behavior when using social media and their
darker personality traits. The results showed a positive association between the three personality traits
that form the Dark Triad and self-promotion behavior on social media. This work has contributed to
the advancement of scientific studies in this area, showing that it is indispensable to observe the darker
side of social media and to understand the influence of personality on these behaviors.