Title
O plano de marketing com ênfase no plano de comunicação digital da Cleverti
Author
Blaya, Fernanda
Summary
pt
O projeto visa propor um plano de marketing com ênfase no plano de comunicação digital para
a Cleverti, para o ano 2023, que compreende um programa para consolidação do mercado já
conquistado em anos anteriores e melhorar o atendimento prestado a clientes através da
utilização de um conjunto de programas desenvolvidos pela própria empresa, sob a designação
genérica de Cleverti/Care.
Os principais objetivos do projeto consistem em incrementar uma maior visibilidade junto
dos potenciais clientes e impulsionar as suas vendas, permitindo à empresa reforçar o seu
posicionamento enquanto empresa tecnológica de referência em Portugal e impulsionadora da
transformação digital em diversos setores de atividade.
Foi efetuada uma pesquisa da literatura sobre os temas abordados e identificada uma
metodologia que trata da recolha, ordenamento, análise e combinação de dados relacionados.
Levando em linha de conta a análise situacional e tendo em consideração o trabalho
desenvolvido pela empresa em anos anteriores e os objetivos fixados para 2023 foi delineada
uma estratégia de marketing e respetivo plano operacional para 2023 que incluiu a variável
comunicação do marketing-mix.
en
The project aims to propose a marketing plan with emphasis on the communication plan that
foresees the means of digital communication for Cleverti, for the year 2023, which includes a
program to consolidate the market already conquered in previous years and improve the service
provided to its customers, through the use of Cleverti/Care programs developed by the company
itself.
The main objectives of the project are to increase greater visibility among potential
customers and boost their sales, allowing the company to strengthen its positioning as a leading
technological company in Portugal and driving digital transformation in various sectors of
activity.
A literature search was carried out on the topics covered and a methodology was identified
that deals with the collection, ordering, analysis and combination of related data. Taking into
account the situational analysis and, taking into account the work developed by the company in
previous years and the objectives set for 2023, a marketing strategy and respective operational
plan for 2023 was outlined, which included the marketing-mix communication variable.