Theses and dissertations

Master
Management
Title

Business plan: a new drive-in cinema in Lisbon

Author
Martins, Mónica Filipa Gomes
Summary
pt
O presente projeto tem como objetivo a realização de um plano de negócios que visa a criação de um novo cinema Drive-in no distrito de Lisboa. Até ao momento, não se estabeleceu em Lisboa, nem em Portugal, nenhum cinema Drive-in de funcionamento permanente, existindo esta lacuna no mercado cinematográfico. Considerando-se a crescente procura de atividades de lazer na sociedade de hoje poder-se-á beneficiar do empreendedorismo de um projeto destes. Suportando-se numa revisão de literatura que cobre os conceitos de um plano de negócios aliados às tendências da indústria e numa metodologia que consiste em dados secundários (dados estatísticos sobre o desempenho da indústria e estudo estratégico do ambiente externo da empresa), complementada com dados primários de um inquérito sobre os hábitos de consumo dos inquiridos no que toca ao cinema, o projeto desenvolver-se-á até à averiguação da sua viabilidade económica e financeira. Considerando um período previsional de 5 anos (com recurso a um valor de continuidade que permitirá contemplar os seguintes anos de exploração), e um conjunto de pressupostos que possibilitarão a formulação de projeções realísticas, o projeto contará com um investimento inicial de 168.034€. Após efetuados os devidos cálculos, foi obtido um VAL de 2.527.476,33€, que aliado a um IRP de 16,07 e um Payback Period de 2 anos e 11 meses, demonstra a viabilidade económica e financeira do projeto. É também importante mencionar a TIR do projeto de 112%, sendo também um indicador positivo ao investimento, ainda que seja bastante inflacionada pelo peso do valor de continuidade considerado.
en
The present project’s goal is to execute a business plan for the creation of a new Drive-in cinema in Lisbon. As of today, no Drive-in cinema of continuous operation has been established in Lisbon nor Portugal, existing a gap in the cinematic market. Considering the increasing demand for leisure activities in today’s society the entrepreneurship of such project can be beneficial. Having as support a literature review that covers the concepts of a business plan allied to industry’s trends and resorting to a methodology that consists of secondary data (statistic data of de industry’s performance and the strategical study of the external environment in which the company is found), supplemented with primary data from a survey about the cinema consumption habits of the respondents, the project will be developed to the point to where it is possible to assess its economic and financial viability. Considering a predictive period of 5 years (while resorting to a continuity value that will allow to contemplate the following operational years), and a set of assumptions that will enable realistic forecasts, the project’s initial investment will be 168.034€. After the proper calculations, an NPV of 2.527.476,33€ was obtained, which combined with a Profitability Index of 16,07 and a Payback Period of 2 years and 11 months, demonstrates the economic and financial viability of the project. It’s additionally important to mention the IRR of 112%, also being a positive indicator for the investment, although being inflated by the heavy weight of the considered continuity value.

Date

01-Feb-2023

Keywords

Strategy
Estratégias
Viabilidade financeira
Cinema -- Movie theater
Financial viability
Plano de negócio -- Business plan
Empreendedorismo -- Entrepreneurship

Access

Free access

See on repository  
Back to top