Título
Visualização de Twitter: Construção visual dos intervenientes climáticos durante COP26
Autor
Yuzhe Zhu
Resumo
pt
As alterações climáticas são um fenómeno global, a representação visual de questões climáticas
desempenha um papel importante neste contexto. Especialmente, depois da contenção gradual
das pandemias, as questões climáticas têm merecido uma atenção global renovada. Além disso,
informações visuais transportam símbolos condensados das principais questões climáticas e
transmitem conceitos e ideias. A dissertação utiliza uma combinação de métodos de
investigação qualitativa e quantitativa para conduzir uma análise quantitativa do conteúdo de
774 tweets visuais postados no Twitter durante a COP26. Os resultados mostram que existe
uma variabilidade considerável no enfoque dos diferentes grupos de intervenientes na
construção do quadro visual. Instituições transnacionais, concentram-se no processo de
negociação e apelam aos líderes e ao público em geral para se juntarem à ação climática.
Organizações científicas comunicam as verdadeiras questões climáticas através de quadros e
gráficos e elevam a literacia científica do público. Organizações ativistas e ativistas individuais
insistem na justiça climática e dão voz aos grupos vulneráveis nas negociações. Indústria dos
combustíveis fósseis concentra-se mais nas questões comerciais e económicas e comunica a sua
contribuição para a luta contra o problema climático, ao mesmo tempo que obtém benefícios
para si própria. Os media e imprensas construem tweets visuais que são mais abrangentes na
sua cobertura e promovem uma resposta emocional à informação sobre as alterações climáticas
através de informações visuais. O sector da saúde e a indústria farmacêutica, em particular,
surge pela primeira vez sob o olhar do público, tanto como grupos afetados pela crise climática
como grupos constrangidos na ação climática. Esta dissertação é, portanto, inovadora na medida
em que se expande no terreno ao incluir o sector da saúde e o sector farmacêutico no estudo do
clima visual pela primeira vez.
en
Climate change is a global phenomenon, the visual representation of climate issues plays an
important role in this context. Especially, after the gradual containment of pandemics, climate
issues have received renewed global attention. Moreover, visual information carries condensed
symbols of major climate issues and conveys concepts and ideas. The dissertation uses a
combination of qualitative and quantitative research methods to conduct a quantitative content
analysis of 774 visual tweets posted on Twitter during COP26. The results show that there is
considerable variability in the focus of different stakeholder groups on the construction of the
visual framework. Transnational institutions, focus on the negotiation process and call on
leaders and the public to join climate action. Scientific organisations communicate the real
climate issues through charts and graphs and raise the scientific literacy of the public. Activist
organisations and individual activists push for climate justice and give vulnerable groups a
voice in negotiations. Fossil fuel industry focuses more on commercial and economic issues
and communicates its contribution to the fight against the climate problem while gaining
benefits for itself. Media and press build visual tweets that are more comprehensive in their
coverage and promote an emotional response to climate change information through visual
information. The health sector and the pharmaceutical industry first comes into the public eye
as both groups affected by the climate crisis and groups constrained in climate action. This
dissertation is therefore innovative in that it expands on the field by including the health sector
and the pharmaceutical sector in the study of visual climate for the first time.