Título
The new way of clean clothing
Autor
Vieira, Alexandre Silva Ministro
Resumo
pt
O propósito deste estudo é determinar a relação entre conceitos da cadeia de abastecimento,
bem como retalho omni-canal, com o mercado das lavandarias. O objetivo é relacionar o
mercado do retalho com o mercado das lavandarias, tendo como base o e-commerce, com a
expectativa que o cliente tenha os mesmos comportamentos quando compra, numa plataforma
e-commerce, no mercado do retalho e no das lavandarias. Isto é suportado por uma revisão de
literatura nos campos de omni-canal, entregas last-mile, criação de vantagem competitiva e
comportamento do cliente, onde as tendências de e-commerce foram identificadas. Foi possível
identificar que os clientes preferem soluções digitais e realizar as suas compras online, pelo que
ter uma plataforma que combine o uso de uma aplicação móvel com o serviço providenciado
por uma lavandaria, seria um fator diferenciador nesse mercado. Investigação quantitativa foi
realizada na forma de um questionário online, mostrando que a população inquirida tem
interesse nas propostas de valor apresentadas, dado que a maior parte das pessoas que faz a sua
lavagem e passagem de roupa em casa estariam inclinadas a recomendar a ideia a um amigo ou
a um familiar. O plano de negócios elaborado para a implementação da ideia identifica os
principais aspetos estratégicos, de marketing, tecnológicos, organizacionais e financeiros, que
permitem a sua avaliação, hipotético financiamento e implementação efetiva. O plano
financeiro desenvolvido para analisar a viabilidade do projeto obteve resultados encorajadores,
pelo que, considerando a procura prevista, o mesmo começaria a gerar lucros operacionais em
menos de 3 anos.
en
The purpose of this study is to determine a relation between supply chain concepts, as well as
omnichannel retailing, and the laundry market. The aim is to relate the retail market with the
laundry market, takings as basis e-commerce, with the expectation that a potential customer has
the same behaviours when buying, within an e-commerce platform, in the retail market and in
the laundry market. This is supported by a literature review in the fields of omnichannel, lastmile
delivery, competitive advantage creation and customer behaviour, where the ongoing
trends of e-commerce were identified. It was possible to identify that customers prefer digital
solutions and online shopping, thus having a platform that merges the use of a mobile app with
the physical service provided by the laundry companies will be a differentiating factor in the
laundry market. Quantitative research conducted in the form of an online survey showed that
the enquired population has interest in the value propositions presented to them, as most of the
people that currently do their laundry at home were likely to recommend the idea to a friend or
family member. The business plan elaborated to make the implementation of the idea possible
identifies the key strategic, marketing, technological, organizational, and financial aspects,
which allow for its evaluation, hypothetical funding, and implementation. The financial plan
developed to analyse the viability of the project obtained encouraging results, as, considering
demand predictions made, it would start generating profits from operations in less than 3 years.