Title
Impacto da posição geográfica dos países na competitividade no comércio internacional
Author
Martinho, Ana Rita Conceição
Summary
pt
Comércio internacional consiste na troca de bens, serviços e capitais entre os diversos países
do globo, apresentando-se como uma rede de relações organizada entre países ou blocos de
países, com forte impacto na economia dos mesmos. Ao longo dos anos a competitividade nas
trocas comerciais tem vindo a aumentar, com diversos fatores a contribuir para essa tendência.
O presente trabalho foca-se num desses fatores, e tem como principal objetivo mais do que
analisar a competitividade existente entre os países no comércio internacional, perceber qual o
verdadeiro impacto que a posição geográfica tem para os países e de que forma esta influencia
a competitividade no comércio internacional. Assim, e através da base de dados internacional
Chelem, foram recolhidos dados para seis países exportadores (Alemanha, Brasil, China,
Grécia, EUA e Portugal) e quatro anos (1967, 1985, 2008 e 2017), que permitissem analisar as
suas exportações para 84 economias em 147 setores distintos. Numa primeira fase, foi efetuada uma análise mais descritiva dos dados ao nível dos
principais setores e países de destino de cada uma das seis economias em estudo, à qual se
seguiu, através do Índice de Krugman, uma análise da competitividade existente para cada par
de países. Posteriormente, e com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma última análise
que permitisse observar qual é verdadeiramente, o impacto da posição geográfica nas trocas
comercias dos países e de que forma esse impacto se traduz em vantagens ou desvantagens para
os mesmos.
en
International trade consists in the exchange of goods, services and capital between different
countries, as an organized network of relations between countries or blocks of countries, with
a strong impact on their economy. With several factors contributing to this trend,
competitiveness in commercial trade has been increasing over the years.
The present work focuses on one of those factors, and its main objective is, more than
analyzing the competitiveness between the countries in international trade, realizing what is the
real impact of the geographical position of each country, and how it influences international
trade . Thus, through the international Chelem database, data were collected for six exporting
countries (Germany, Brazil, China, Greece, USA and Portugal) and four years (1967, 1985,
2008 and 2017), which allowed their exports to be analyzed for 84 economies in 147 different
sectors. First, a more descriptive analysis was carried out at the level of the main sectors and
destination countries of each of the six economies under study, which was followed by an
analysis of the Krugman Index, that allowed to analyze the competitiveness between each pair
of countries in study. Subsequently, and based on the results obtained, a final analysis was made
to understand what, in fact is the real impact of the geographical position in trade, and how does
this impact translates into advantages or disadvantages for the different countries.