Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

O impacto da gamificação na educação corporativa em empresas brasileiras

Autor
Rodrigues, Janaina de Oliveira
Resumo
pt
O aprendizado é talvez a atividade mais indispensável na atual economia baseada no conhecimento, caracterizada por globalização, compartilhamento e transferência de conhecimento e revolução da tecnologia da informação. Mais recentemente e de forma mais intensa na última década, um dos recursos que passou a compor o leque de ferramentas direcionadas ao processo educacional nas organizações refere-se a gamificação. Quando projetada corretamente, a gamificação provou ser muito bem-sucedida em envolver as pessoas e motivá-las a mudar comportamentos, desenvolver habilidades ou resolver problemas. A presente tese tem como objetivo identificar os principais fatores que impulsionam o sucesso da gamificação na formação profissional e no envolvimento dos colaboradores em empresas brasileiras. Neste sentido, foram selecionadas nove empresas brasileiras a fim de verificar como estão a usar a gamificação, quais são as implicações na formação profissional e envolvimento das equipes e qual o impacto organizacional. Foram realizadas entrevistas com representantes dessas empresas, os responsáveis por educação corporativa, e com dois especialistas em gamificação. Ao analisar as entrevistas à luz do referencial teórico, constatou-se que a gamificação colabora para aquisição de conhecimento, habilidades e atitudes necessários ao bom desempenho dos funcionários. Também atestamos que, quando utilizada na educação corporativa, gera um maior envolvimento dos colaboradores. Assim, os resultados sugerem que a gamificação influencia o desenvolvimento individual do empregado e pode impactar positivamente nos resultados das organizações. Por fim, os resultados de nosso estudo geraram um guia para implementar a gamificação na educação corporativa em empresas brasileiras.
en
Learning is probably the most indispensable activity in the current economy based on knowledge, characterized by the globalization, sharing and transferring knowledge and revolution of information technology. Recently, and even more in the past decade, one of the tools that began to compose the educational tools in the organizations is the gamification. When correctly designed, the gamification proved itself to be successful in involving people and motivated them into changing their behavior, developing skills and problem solving. This thesis has as one of its goals to identify the main factors that boosts the success in the use of gamification in the professional education and the collaborators' involvement in Brazilian companies. With this in mind it was selected nine Brazilian companies to verify how they are using the gamification, to determine which are the implications in the professional education and involvement of the team and which is the organizational impact. It were conducted interviews with the companies representatives that are responsible of the corporation education and two gamification specialists. When analysing the interviews under the light of the theoretical referential, one could notice that the gamification helps to gather knowledge, skills and the attitudes necessary to the good performance of the employees. We also were able to see that, when used in the corporate education, it generates a greater involvement of the collaborators. Therefore, the results suggest that the gamification induces individual development of the employee and it may positively impact in the result of the organizations. At last, the findings of our study generated a guide to implement gamification into corporate education in Brazilian companies.

Data

28-jan-2020

Palavras-chave

Formação profissional
Envolvimento
Involvement
Professional education
Gamification
Gamificação
Educação corporativa
Corporative education

Acesso

Acesso livre

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