Título
Leitura de livros em Portugal e na Europa: Tendências recentes numa perspetiva comparada
Autor
Lopes, Miguel Ângelo Dias
Resumo
pt
A presente investigação pretende produzir novos contributos para compreender a evolução recente das práticas de leitura, em particular da leitura de livros, em Portugal.
Numa primeira análise, efetua-se uma comparação entre Portugal e outros países da
União Europeia, evidenciando a posição relativa dos portugueses leitores de livros face
aos congéneres europeus, e verificando se a tendência de leitura de livros no nosso
país acompanha a desses países.
De seguida, e tendo como conceito nuclear o de leitura como prática cultural, ou seja,
perspetivando a leitura de livros como uma atividade realizada em tempos de lazer,
procura-se através de uma análise diacrónica caracterizar a população portuguesa
leitora de livros, em termos do perfil sociodemográfico e socioprofissional.
São realizadas ainda duas análises centradas apenas no último ano de que dispomos
dados para Portugal (2016), uma tendo em conta o número de livros lidos, outra,
multivariada, relacionando a leitura de livros com outras dimensões.
A estratégia metodológica seguida é quantitativa incidindo em inquéritos transnacionais
à população, cujo foco principal não é a leitura, mas que contêm perguntas sobre a
leitura de livros.
en
This research aims to produce new contributions to understand the recent evolution of
reading practices, particularly book reading, in Portugal.
In a first analysis, a comparison is made between Portugal and other European Union
countries, showing the relative position of Portuguese book readers vis-à-vis their
European counterparts, and checking whether the trend of book reading in our country
follows that of those countries.
Next, and based on the core concept of reading as a cultural practice, i.e., considering
the reading of books as an activity carried out in leisure time, we seek to characterise
the Portuguese book-reading population through a diachronic analysis, in terms of the
sociodemographic and socio-professional profile.
Two analyses are also carried out focusing only on the last year for which we have data
for Portugal (2016), one taking into account the number of books read, the other
multivariate, relating the reading of books with other dimensions.
The research strategy followed is quantitative and focuses on transnational population
surveys, the main focus of which is not reading, but which contain questions on book
reading.