Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

NikeiD: Case study on footwear customization

Autor
Pereira, David José Nunes
Resumo
pt
A relação entre empresas e consumidores nunca foi tão estreita, já que estes exigem cada vez mais responsabilidade e transparência por parta das organizações. Empresas bem-sucedidas estão a tirar partido destas mesmas exigências, incorporando os consumidores nas suas redes de comunicação. Com isto, a quantidade de informação intercambiável entre as duas partes tem crescido exponencialmente e consequentemente o aumento da capacidade das empresas em servir eficazmente a procura. Para além disto, nos últimos anos tem havido uma crescente procura por ofertas únicas, uma vez que permitem que cada consumidor seja capaz de revelar a sua própria personalidade, sem o receio de ser copiado. Algumas empresas cientes desta necessidade, criaram canais de comunicação, para que os consumidores transmitam comentários às empresas, ou até participarem no processo de criação. Como tal, plataformas de customização têm-se tornado populares entre as empresas de moda, uma opção que visa criar oportunidades ao consumidor de desenhar a sua própria peça. No ano de 2000, a Nike lançou a sua plataforma de customização – NikeiD – como parte do compromisso de ser uma empresa inovadora. Nos dias que correm, esta plataforma digital é a marca líder, ainda que mostre algumas debilidades, nomeadamente em áreas como serviço e a experiência. O caso de estudo oferece o ponto de vista acerca dos desafios do mercado de customização através da plataforma NikeiD, assim com uma visão sobe as tendências do mercado. Para além disto, visa oferecer as melhores ferramentas para que os leitores sejam capazes de investigar possíveis cenários futuros deste mercado.
en
The relation between companies and consumers has never been so close, and consumers are claiming more responsibility and more transparency from organizations. Successful companies are leveraging these demands by incorporating consumers into their enhanced network. With this, the amount of interchangeable feedback between the two increases exponential, aiming to reduce the gap between the final product and the consumer’s demands. Plus, in the last years consumers have started to vocalize the need for unique products, that give the opportunity to express their own sense of style without the freighting idea of being copied. This new paradigm is called co-creation, in which consumers are part of the creation process, either by giving feedback to companies or actually designing the product/service that suits them the most. Therefore, customization platforms have become very popular solution among fashion companies, an option that tries to give the opportunity to consumers to design their own piece of fashion. Back in 2000, Nike unveiled its customization platform – NikeiD – as part of its innovation commitment. Nowadays, this digital platform has transformed into the leading brand, yet showing some fragilities, in areas like service and experience. The case study offers the authors point of view over Mass Customization, NikeiD offering and market competitive analysis. Furthermore, the case study aims to give the best tools to readers, so they are able to investigate further possibilities and outcomes for the future.

Palavras-chave

Strategy
Estratégia empresarial
Trabalho de projeto
Inovação tecnológica
Sportswear retail
Gestão de empresas
Equipamento desportivo
Rede de comunicação
Indústria do calçado
Relação produtor-consumidor
Mass customization
Athletic footwear
Calcado atlético
Customização em massa
Retalho de moda desportiva

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo