Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

It takes two to tango: Co-creation for sustainable development in the food retailing sector

Autor
Chambel, Ana Mafalda Aleixo Carias
Resumo
pt
As questões relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável (DS) são uma das maiores preocupações da sociedade contemporânea e cujos problemas são uma responsabilidade partilhada por todos os países, indivíduos, governos e empresas. Os impactos ambientais derivados dos atuais hábitos de produção e consumo não são sustentáveis para o planeta e mais de um quarto destes é causado pela indústria alimentar. Caso não sejam adotadas medidas firmes rapidamente, o futuro das gerações vindouras será comprometido. A normalização da integração da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) como parte integrada da estratégia das empresas sem dúvida que ajudou na consciencialização para a importância do DS, mas as empresas não podem ser bem-sucedidas sozinhas. Os consumidores são um elemento chave no processo de atingir o DS e sem eles, não será possível cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas. O conceito de Responsabilidade Social do Consumidor é deste modo introduzido não só com uma forma de responsabilizá-los na luta pelo DS, mas também para entender as motivações dos consumidores no que toca à compra sustentável de comida. Por fim, a Co-criação é sugerida como uma solução para conectar os retalhistas e consumidores para que, juntos, possam na procura pelo DS. Para confirmar as perguntas de investigação, foi adotado um estudo qualitativo onde se realizaram entrevistas aos consumidores e retalhistas e onde se concluiu que ainda há muito trabalho para ser feito de ambas as partes.
en
Sustainable development (SD) issues are one of the top concerns of contemporary societies and whose problems are a responsibility shared by all countries, individuals, governments and businesses. The environmental impacts derived from current production and consumption habits are not sustainable for the planet and more than a quarter of these can be blamed on the food industry. If firm measures are not put into practice quickly, the future of upcoming generations will be compromised. The normalization of integrating Corporate Social Responsibility (CSR) as an embedded part of businesses’ strategy has undoubtedly help to raise awareness on the importance of SD, but companies cannot succeed alone. Consumers are also a key part on the process of achieving SD and without them, it will not be possible to accomplish the Sustainable Development Goals proposed by the United Nations. The concept of Consumer Social Responsibility (CnSR) is thus introduced not only as a way of holding consumers responsible in the battle for SD too, but also to understand the drivers of consumers when it comes to sustainable food purchasing. Finally, Co-creation is suggested as a solution to connect retailers and consumers so that, together, they can pursuit SD. As to access the research question, a qualitative study was performed with interviews including both consumers and retailers and it was concluded that there is still a lot of work that must be done by both parts.

Data

17-jan-2020

Palavras-chave

Corporate social responsibility
Desenvolvimento sustentável
Sustainable development
Responsabilidade social das empresas
Co-criação
Co-creation
Venda a retalho
Indústria alimentar
Consumer Social Responsibility
Responsabilidade Social do Consumidor
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior

Acesso

Acesso livre

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