Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Lobby: a representação do lobbying nos meios de comunicação social em Portugal

Autor
Sobreiro, Afonso Carvalho
Resumo
pt
Numa altura em que a regulamentação da prática do lobby está em discussão em Portugal e já está regulamentada em diversos países da Europa e do mundo, inclusive na União Europeia, a presente dissertação pretende verificar como é que o lobbying é representado pelos órgãos de comunicação social em Portugal. Procura também descobrir a que dimensões temáticas é que a atividade é frequentemente associada e com que enfoque é que o tema é retratado. O lobby, num discurso espontâneo e informal, é comummente confundido com atividades ilícitas como corrupção ou tráfico de influências. A sua associação a atividades de transparência questionável e que influenciam a vida política de um país, torna-o num tema controverso e diversas vezes mal compreendido. Estudar a forma como o lobbying é caracterizado e se é frequentemente associado ou confundido com práticas ilegais, que não são fidedignas do seu significado, é relevante para perceber como é que os portugueses estão a ter contacto com esta temática, através dos media. A investigação conta, por isso, com o conhecimento de jornalistas e profissionais de comunicação, assim como com a análise a notícias que três jornais generalistas portugueses - Correio da Manhã, Expresso e Público - desenvolveram sobre o tema, entre abril de 2016 e março de 2019.
en
At a time when the regulation of lobbying is under discussion in Portugal and is already regulated in different European countries and around the world, including the European Union, this study aims to determine how lobbying is represented by the media in Portugal. It also seeks to find out which thematic dimensions the activity is often associated with and how this subject is portrayed. Lobbying, in a spontaneous and informal speech, is commonly confused with illegal activities such as corruption or influence peddling. Its association with nontransparent activities that influence the political life of a country turns it into a controversial and often misunderstood subject. Studying how lobbying is characterized and whether it is often associated or confused with illegal practices, which are unreliable in their meaning, is relevant to understand how the Portuguese are coming into contact with this subject through the media. Therefore, this research relies on the knowledge of journalists and communication professionals, as well as on the analysis of news that three Portuguese generalist newspapers - Correio da Manhã, Expresso and Público – have written on this subject, between April 2016 and March 2019.

Palavras-chave

Portugal
Agendamento
Jornalismo
Journalism
Agenda-setting
Relações públicas
Public relations
Sociologia da comunicação
Grupo de interesses
Meios de comunicação de massas
Lóbi
Lobby

Acesso

Acesso livre

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