Título
Espaços de cowork: análise do contexto empresarial português, empreendorismo e cultura organizacional
Autor
Semião, João Pedro Marques
Resumo
pt
Esta dissertação tem como principal finalidade a descrição do estado atual, do
contexto português de "Coworking". Sustentada por um enquadramento teórico face aos
temas do empreendorismo e da cultura organizacional, esta investigação pretende estudar
o empreendedor enquanto fundador de um Espaço de "Cowork", e de que forma as suas
motivações se refletem na cultura organizacional desse espaço.
Para tal foram visitados 40 espaços, presentes em diversas zonas do País, e
aplicadas entrevistas aos respetivos fundadores/empreendedores ou "community
managers". A amostra é relevante uma vez que representa aproximadamente 50% dos
Espaços de "Cowork" existentes em Portugal, e a metodologia utilizada terá como base
análise de conteúdo.
Este método de análise de dados qualitativos permitiu a construção de categorias,
sustentadas teoricamente, que por sua vez representam as tendências na gestão de um
Espaço de "Cowork" em Portugal. Após a identificação das diferentes categorias, seguirse-
á o cruzamento dos dados com objetivo de verificar se as motivações dos
empreendedores se refletem, ou não, na cultura organizacional dos espaços.
Para terminar serão referidas algumas implicações práticas relevantes para o
mercado do "Cowork", bem como quais as limitações deste estudo e sugestões de
investigação futuras.
en
This dissertation primary goal is to describe the present state, of the Portuguese
Coworking reality. Backing it up with a theoretical framework regarding themes like
entrepreneurship and organizational culture, this research will approach the founder of
the Coworking Space as an entrepreneur, in order to see if his or hers motivations will
reflect on the organizational culture of the space.
To do that, 40 spaces were visited, located in different areas of the country, and
interviews were conducted with the founders/entrepreneurs or community managers of
each space. This sample is relevant because it represents approximately 50% of the
Coworking Spaces located in Portugal, and the methodology used for this matter was
content analysis.
This way of analysing qualitative data allowed for the elaboration of categories,
theoretically supported, which represent the tendencies of management practices in a
Portuguese Coworking Space. After finding this categories, the data will be crossed so
we can find out if the entrepreneur´s motivation will reflect, or not, on the organizational
culture of these spaces.
By the end there will be some practical implications which are relevant to the
Coworking business, as well as some limitations to this study and future research
suggestions.