Teses e dissertações

Mestrado
Estudos de Desenvolvimento
Título

Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula

Autor
Giga, Ondina Maria Ganito
Resumo
pt
O trabalho debruça-se sobre os fatores que influenciam o abandono escolar das raparigas no norte de Moçambique, analisando dados quantitativos e qualitativos. É um estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, no norte do país, Província de Nampula, onde tem vindo a ser implementado um programa (Programa Futuro Maior) de atribuição de bolsas de estudo pela ONGD Helpo. O norte de Moçambique apresenta particularidades próprias do contexto económico, geográfico e social onde se insere, pelo que o conhecimento existente de caracterização do abandono escolar das raparigas a nível nacional necessita de validação para ser aqui aplicado. Realizaram-se entrevistas individuais e focus group a professores(as), a alunos(as), a pais e mães e a representantes governamentais na tentativa de compreender as perceções de cada grupo em relação ao abandono escolar das raparigas e aos fatores que contribuem para tal. O estudo confirmou as desvantagens no acesso à educação por parte das raparigas, identificando fatores institucionais (por exemplo a distância da escola ao local de residência das famílias), fatores culturais (por exemplo os relacionados com o casamento prematuro e a gravidez na adolescência e a falta de suporte familiar) e fatores relacionados com os papéis de género e expetativas de futuro para as raparigas que influenciam o processo de tomada de decisão por parte destas e das suas famílias. Os fatores económicos não tiveram relevância neste estudo.
en
The paper focuses on the factors that influence girls' dropout in northern Mozambique, analyzing quantitative and qualitative data. It is a case study of Anchilo Secondary School in the north of the country, Nampula Province, where a program (Programa Futuro Maior) for the awarding of scholarships by NGO Helpo has been implemented. Northern Mozambique has its own particularities based on its economic, geographical and social context, so the existing knowledge of characterization of girls' dropout at national level needs validation to be applied here. Individual interviews and focus groups were conducted with teachers, students, parents, and government representatives in an attempt to understand each group's perceptions of girls' dropout and contributing factors. The study confirmed the disadvantages of girls 'access to education by identifying institutional factors (eg distance from school to families' place of residence), cultural factors (eg those related to early marriage and teenage pregnancy and lack of family support) and factors related to gender roles and future expectations for girls that influence girls and families' decision making. Economic factors were not relevant in this study.

Data

12-dez-2019

Palavras-chave

Moçambique
Mozambique
Abandono escolar
School dropout
Ensino secundário
Secondary Education
Papéis de género
Gender roles
Educação da rapariga
Girl's education

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo