Title
A devoção do consumidor português da Geração Y pelas marcas de fast fashion
Author
Coelho, Ana Margarida Narquel
Summary
pt
A indústria da moda denominada fast fashion, que se refere ao consumo rápido das novas
tendências, tem vindo a ganhar as preferências dos consumidores portugueses. Na
literatura existente é possível encontrar diversos estudos sobre a indústria de fast fashion,
no entanto, ainda não foi explorada a centralidade destas marcas na vida dos
consumidores, referindo os seus antecedentes e consequentes.
Este estudo é constituído por duas fases. A fase 1 assenta numa abordagem metodológica
qualitativa, um focus group, que visa perceber os hábitos de consumo da Geração Y. A
fase 2 assenta numa investigação quantitativa com recurso a um questionário, que
pretende estudar a experiência com a marca e o amor pela marca como antecedentes da
centralidade da marca, e a existência de fatores que moderam a relação entre a
centralidade e os seus antecedentes. Nesta fase também é analisada a relação entre a
centralidade e o compromisso do cliente, bem como a influência que o compromisso do
cliente tem na imagem global da marca.
Após a análise dos dados, concluiu-se que a experiência e o amor pela marca estão
positivamente relacionados com a centralidade da marca. Comprovou-se ainda que a
centralidade da marca tem uma relação positiva com o compromisso do cliente, que por
sua vez, está positivamente relacionado com a imagem global da marca. Por fim,
confirmou-se que a autoestima, a consciência de moda, a relação com a marca e o vício
moderam as relações entre a centralidade e os seus antecedentes.
en
The fashion industry called fast fashion, which refers to the fast consumption of new
trends, has been gaining the preferences of Portuguese consumers. In the existing
literature it is possible to find several studies about the fast fashion industry, however, the
centrality of these brands in consumers' lives has not been explored, referring to their
antecedents and consequents.
This study consists in two phases. Phase 1 is based on a qualitative methodological
approach, a focus group, which aims to understand Generation Y consumption habits.
Phase 2 is based on a quantitative research using a questionnaire that aims to study brand
experience and brand love as antecedents of brand centrality, and the existence of factors
that moderate the relationship between centrality and its antecedents. This phase also
analyzes the relationship between centrality and customer engagement, as well as the
influence that customer engagement has on the overall brand image.
After data analysis, it was concluded that brand experience and brand love are positively
related to brand centrality. It has also been shown that brand centrality has a positive
relationship with customer engagement, which in turn is positively related to the overall
brand image. Finally, it was confirmed that self-esteem, fashion conscious, brand
relationship and addiction moderate the relationships between brand centrality and its
antecedents.