Título
Viagem genealógica: um produto inovador
Autor
Pinto, Maria José Dias Macedo dos Santos
Resumo
pt
As alterações de paradigma que vivemos nas sociedades contemporâneas potenciam
transformações na produção e consumo turísticos, originando novas necessidades, cada vez
mais frequentemente orientadas para um turismo de singularidade, que procura valores de
maior proximidade e autoconhecimento.
Neste projecto de tese, elabora-se um modelo de negócio para um produto inovador: a
Viagem Genealógica – uma viagem personalizada a partir da pesquisa genealógica efectuada
para um indivíduo.
A proposta é inovadora, uma vez que cria uma subcategoria de mercado inexistente, ao
responder a uma necessidade do consumidor ainda não satisfeita pelo mercado (associar a
pesquisa genealógica a uma “viagem de uma vida”) e ao desenvolver uma personalização de
experiências turístico-culturais autênticas.
A primeira fase do projecto passará pela revisão da literatura alusiva ao tema escolhido.
Seguir-se-á a elaboração de um quadro de referências, no qual serão esquematizadas as
questões e etapas fundamentais para a elaboração do plano de negócios. Por fim, este plano
será integrado numa metodologia de investigação que permita a identificação da situação
problemática/oportunidade de negócio, bem como a definição da viabilidade conceptual,
técnica e financeira do modelo negocial.
en
The paradigm changes that we are currently experiencing in contemporary societies are
paving the way for changes in touristic production and consumption, giving birth to new
requirements that are increasingly directed towards a unique form of tourism in search of
greater proximity and self-knowledge.
The present thesis project aims to elaborate a business model for an innovative product: the
Genealogical Journey – a personalised journey based on genealogical research performed for
a specific individual.
This proposal is innovative because it creates a yet inexistent sub-category [of the touristic
supply] in response to a consumer need that remains to be satisfied by the market (i.e. the
association of genealogical research with the “journey of a lifetime”), at the same time as
personalising authentic touristic and cultural experiences.
The first stage of the project shall consist of a review of the literature on the chosen subject.
Then, a reference framework will be defined in which the fundamental issues and stages for
the elaboration of the business plan will be outlined. Finally, this plan will be integrated into a
research methodology permitting the identification of problematic situations/business
opportunities, as well as establishing the conceptual, technical and financial feasibility of the
business model.