Título
Jardim de infância: será um campo de intervenção do assistente social?
Autor
Cruz, Ana Catarina Pereira
Resumo
pt
O tema "Jardim de Infância: será um campo de intervenção do assistente social?",
engloba um trabalho de reflexão sobre a temática da intervenção social, junto do público do
jardim de infância, que frequenta a instituição "Sol", num bairro social, em Setúbal.
Para o desenvolvimento da problemática optei por uma metodologia qualitativa
desenvolvendo uma investigação ação, recorrendo a diferentes técnicas bem como entrevistas,
conversas informais e ainda instrumentos de recolha de dados, tais como a análise documental
e a leitura de bibliografia fundamentada. Sendo, posteriormente, desenvolvida uma análise
cuidada aos dados recolhidos, de forma, a evidenciar as conclusões, relativas às problemáticas
existentes nas famílias e crianças que frequentam a instituição.
Os resultados que se pretendem obter com este projeto, focam-se no bem-estar social
na infância, na cidadania da criança, nos direitos da criança, na participação da família no
dia-a-dia da criança e na qualidade de vida da família para conseguir sustentar a criança. As
ações desenvolvidas pretendem criar condições para a implementação de práticas mais
ajustadas, no progresso da criança, como cidadã, na escola, em família e em sociedade.
en
The theme "Kindergarten: Is it an intervention field for the social worker?"
encompasses a reflection on the theme of social intervention, with the kindergarten
public, who attends the institution "Sol", in a social neighbourhood, in Setúbal.
For the development of the problem I opted for a qualitative methodology
developing an action research, using different techniques as well as interviews, informal
conversations and data collection tools such as documentary analysis and reading
grounded bibliography. Subsequently, a careful analysis of the collected data was
developed, in order to highlight the conclusions regarding the existing problems in the
families and children who attend the institution.
The results of this project focus on social welfare in childhood, children’s
citizenship, children’s right, family participation in the child’s daily life and the
family’s quality of life to be able to support the child. The actions developed to create
conditions for the implementation of more adjusted practices, without progress of the child, as
citizen, at school, in family and in society.