Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Em nome do post, do feed e do engagement: a comunicação em religião digital: estudo de caso da UniverCidade Voluntária

Autor
Ferreira, Catarina Isabel Pombo Gomes
Resumo
pt
O presente trabalho projeto pretende ser uma reflexão sobre a temática da religião digital e a forma como é comunicada para um público universitário. O seu principal objetivo é elaborar e realizar um plano de comunicação para um evento de uma ONG (organização não governamental) cristã - Agape Campus Lisboa. Ao serem analisados inquéritos de avaliação e através de um ativo trabalho de campo, pretende-se compreender se a forma escolhida para publicitar e organizar o evento foi bem-sucedida e se houve um melhor aproveitamento dos meios digitais para o fazer (em comparação com o evento do ano anterior). É ainda objetivo deste trabalho fazer uma reflexão teórica acerca das problemáticas adjacentes a este tema e trazer sugestões para futuras investigações. Para esta análise ser o mais completa possível, é importante definir alguns conceitos, como o de religião digital, era digital (era da informação), nativos digitais, e comunicação organizacional.
en
This paper aims to explore the recent rise of 'digital religion', specifically amongst University students in Lisbon. Research was undertaken through the preparation and implementation of a communications strategy for an event hosted by a Christian NGO (non-governmental organisation) - Agape Campus Lisboa. Through analysing surveys and active fieldwork, the research undertaken for this paper will explore to what extent the chosen methods of publicisation and organisation were successful, thereby assessing if the use of digital media was advantageous to the promotion of the society compared to the event held in the previous academic year. This paper will make a theoretical reflection on digital religion and propose suggestions for future research. In order to create a thorough analysis of the material, it is important to define concepts including digital religion, digital age (information age), digital natives, and organizational communication.

Data

29-out-2019

Palavras-chave

Portugal
Comunicação
Criatividade
Comunicação organizacional
Organizational communication
Religião
Mestrado
TIC - Tecnologias da informação e comunicação
Digital age
Digital natives
Rede digital
Digital religion

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo