Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Determinantes de crescimento de empresas familiares: identificação e análise dinâmica

Autor
Marques, Francisco da Costa
Resumo
pt
O crescimento das empresas familiares é visto como fundamental não só para a sustentabilidade do negócio como, também, para o crescimento económico. No entanto, estas empresas enfrentam obstáculos internos e externos que prejudicam a obtenção de um crescimento saudável e sustentável. Como tal, a análise do crescimento deste tipo de negócio torna-se fundamental, no sentido de ultrapassar esses obstáculos. Neste contexto, a presente dissertação combina técnicas de mapeamento cognitivo fuzzy com a abordagem System Dynamics (SD), com o objetivo de elaborar um modelo de análise que permita alcançar uma visão holística dos determinantes de crescimento das empresas familiares, bem como das relações de causalidade existentes, antecipando o comportamento das suas tendências de crescimento a longo prazo. Com isto, o modelo desenvolvido fornece uma ferramenta completa, transparente e realista, que permite aos gestores tomar decisões mais conscientes. O estudo desenvolvido foi baseado nos resultados gerados por um painel de decisores com experiência em empresas familiares que, ao longo de duas sessões de trabalho em grupo, partilharam os seus conhecimentos e experiências profissionais. Importa salientar que os contributos teóricos e práticos do presente modelo são também aqui discutidos, sendo ainda formuladas sugestões para possíveis investigações futuras.
en
Family business growth is seen as crucial not only for the sustainability of this type of firm but also for economic growth at large. Family businesses face, however, internal and external obstacles that hamper sustainable and healthy growth. Therefore, the analysis of these business growth determinants becomes critical to overcome these obstacles. By combining fuzzy cognitive mapping techniques and the System Dynamics (SD) approach, this study sought to create a model of analysis that allows for a holistic perspective of the determinants of family business growth, their cause-and-effect relationships and, consequently, their long-term behavior. As a result, the developed model provides a complete, transparent and realistic tool that enables decision makers to make informed, better decisions. This study is grounded on the insights provided by a panel of experts in family business, who shared their knowledge and experience over two group sessions. The theoretical and practical contributions of the study are also discussed; and suggestions are provided for future research.

Palavras-chave

Gestão
Crescimento económico
Family business
Análise técnica
empresa familiar
System dynamics
Mapa cognitivo
Análise dinâmica
Constructivism
Fuzzy Cognitive Maps (FCMs)

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo