Título
Determinantes de crescimento de empresas familiares: identificação e análise dinâmica
Autor
Marques, Francisco da Costa
Resumo
pt
O crescimento das empresas familiares é visto como fundamental não só para
a sustentabilidade do negócio como, também, para o crescimento
económico. No entanto, estas empresas enfrentam obstáculos internos e
externos que prejudicam a obtenção de um crescimento saudável e
sustentável. Como tal, a análise do crescimento deste tipo de negócio torna-se
fundamental, no sentido de ultrapassar esses obstáculos. Neste contexto, a presente
dissertação combina técnicas de mapeamento cognitivo fuzzy com a abordagem System
Dynamics (SD), com o objetivo de elaborar um modelo de análise que permita alcançar
uma visão holística dos determinantes de crescimento das empresas familiares, bem
como das relações de causalidade existentes, antecipando o comportamento das suas
tendências de crescimento a longo prazo. Com isto, o modelo desenvolvido fornece uma
ferramenta completa, transparente e realista, que permite aos gestores tomar decisões
mais conscientes. O estudo desenvolvido foi baseado nos resultados gerados por um
painel de decisores com experiência em empresas familiares que, ao longo de duas
sessões de trabalho em grupo, partilharam os seus conhecimentos e experiências
profissionais. Importa salientar que os contributos teóricos e práticos do presente
modelo são também aqui discutidos, sendo ainda formuladas sugestões para possíveis
investigações futuras.
en
Family business growth is seen as crucial not only for the sustainability of this
type of firm but also for economic growth at large. Family businesses face,
however, internal and external obstacles that hamper sustainable and healthy
growth. Therefore, the analysis of these business growth determinants
becomes critical to overcome these obstacles. By combining fuzzy cognitive
mapping techniques and the System Dynamics (SD) approach, this study sought to
create a model of analysis that allows for a holistic perspective of the determinants of
family business growth, their cause-and-effect relationships and, consequently, their
long-term behavior. As a result, the developed model provides a complete, transparent
and realistic tool that enables decision makers to make informed, better decisions. This
study is grounded on the insights provided by a panel of experts in family business, who
shared their knowledge and experience over two group sessions. The theoretical and
practical contributions of the study are also discussed; and suggestions are provided for
future research.