Theses and dissertations

Master
International Studies
Title

Ética universalista versus ética utilitarista: A influência da globalização no comportamento ético da empresa VL Moldes

Author
Verdasca, Margarida Roldão Pinheiro
Summary
pt
A conjuntura mundial encontra-se em permanente mudança. A globalização, processo económico, político, social e cultural, transversal a todos os países do mundo, tem efeitos que, na maior parte das vezes, são difíceis de prever e/ou controlar, em praticamente todos estes domínios. Como tal, a crescente força globalizante provocou fortes alterações no comportamento dos indivíduos, organizações e países – comportamentos estes que podem ter consequências globais. A empresa nacional VL Moldes, situada na Marinha Grande, é especializada na engenharia e produção de moldes para injeção de plásticos, estando a sua atividade muito virada para o mercado internacional. Nesta dissertação pretende-se analisar em que medida a globalização influencia o comportamento ético (universalista ou utilitarista) da VL Moldes: a empresa segue as “regras” de ética do seu país de origem ou adapta-se às “regras” do país dos seus clientes?
en
The global situation is currently in permanent change. Globalisation, as a cultural, economic, political and social process, is present all over the world. However, it has repercussions in practically all these aspects which are frequently unforeseeable and uncontrollable. Thus, the globalising rising force has caused strong changes in the organizations, countries and people’s behaviour, which may have global consequences. The national organization VL Moldes, located in Marinha Grande, is specialised in mould production and engineering for plastic injection, whose activity strongly resides in the international market. The main purpose of this dissertation is to analyse the way globalisation influences VL Moldes ethical behaviour (universalist or utilitarian ethics): does this organisation follow the ethical “guidelines” of its country? Or does it adapt to the “guidelines” of its clients’ countries?

Keywords

Globalização
Ética
Ethics
Globalisation
Mercado internacional
Sociologia das organizações
Ethical behaviour
Política da empresa
VL Moldes
International market
Universalist
Utilitarian
Comportamento organizacional -- Organizational behavior

Access

Free access

See on repository  
Back to top