Título
Management consulting business models: operations through and for digital transformation
Autor
Sousa, Hugo Miguel Breia de
Resumo
pt
A consultoria de gestão como serviço faz parte da atividade diária de quase todas as
empresas. O crescimento tem sido exponencial, apesar de todos os aspetos não
consensuais e controversos da indústria. Contudo, o mercado está cada vez mais
competitivo com novos concorrentes a entrar por todo o lado. Ao mesmo tempo, o mundo
está a transformar-se a uma velocidade nunca antes vista, e os desafios são diversos:
automatização, escassez de recursos, democratização da informação, "big data", e
regulação, são apenas alguns exemplos. Portanto, não é possível que as empresas de
consultoria continuem a responder às necessidades do mercado sem continuamente
adaptarem os seus modelos de negócio. As empresas que conseguirem superar estes
desafios de forma mais eficiente irão estar em vantagem perante os concorrentes.
Investigar quais as estratégias e mecanismos a adotar pelas empresas para serem ágeis e
flexíveis o suficiente, em que setores investir mais, e como reinventar os modelos de
negócio de maneira a ser resiliente num mundo cada vez mais tecnológico e incerto, são
os principais objetivos desta dissertação.
Assim sendo, foram realizadas diversas entrevistas a gestores de topo de 15 das maiores
empresas de consultoria em Portugal. Os resultados demonstram que as empresas estão a
diferenciar-se pelos serviços fornecidos, e esta adaptação dos modelos de negócio à
transformação digital mais do que uma realidade, é uma necessidade.
en
Management consulting as a service has become part of almost every company’s daily
business. The growth is being exponential, even with all the non-consensual issues and
controversies in the industry. However, the market is increasingly competitive, with new
competitors coming from everywhere. At the same time, the world is changing at a speed
never seen before, and the challenges are several: automation, scarcity of resources,
democratization of the information, big data, and regulation are some examples. Thus,
it’s not possible for consulting firms to keep providing the market needs without
continuously adapting their own business models. The companies that can outperform
these challenges more efficiently will win against the competitors.
Investigate which strategies and mechanisms adopt to be agile and flexible enough, in
which sectors invest the most, and how reinvent the business models in order to be
resilient in a fast changing and technological world are the main objectives of this
research.
Several interviews with the top management of fifteen of the biggest consulting
companies in Portugal were conducted. The results suggested that companies are now
trying to differentiate by the services delivered, and these business models’ adaptation to
the digital transformation is, rather than a reality, a need.