Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

Educação e Islamismo: a aprendizagem da religião muçulmana em contexto familiar

Autor
Châtillon, Ana Lúcia Mestre de
Resumo
pt
Enquadrada no Mestrado em Educação e Sociedade esta investigação atenta na transmissão, em contexto familiar, da religião muçulmana. Visando uma abordagem multidimensional exploraram-se os conceitos de família, etnicidade, religião, particularmente o Islamismo e ainda o conceito de famílias migrantes, neste caso, nacionais do Paquistão. Colocou-se como questão de partida: Como é que a religião muçulmana é transmitida em contexto familiar por famílias nacionais do Paquistão, residentes em Lisboa? Na sequência da questão proposta avançou-se como hipótese que as famílias muçulmanas ensinam a sua religião através das práticas adotadas e de contextos e atividades familiares específicas. Foram realizadas 18 entrevistas num total de 6 famílias nacionais do Paquistão, residentes em Lisboa e pertencentes a uma mesma comunidade islâmica. O objetivo foi caraterizar as famílias muçulmanas oriundas do Paquistão, residentes em Lisboa, as suas práticas e como é que estas contribuem para a promoção da sua religião. Procurou-se relacionar a pertença étnica, as condições socioeconómicas e a condição de migrantes com a transmissão da religião muçulmana. Concluiu-se que a sua pertença étnica, as rotinas familiares e a constante prática religiosa fomentam nos jovens um sentimento de pertença e de identidade que traduzem o sucesso da transmissão da sua religião.
en
In the scope of the Master's degree in Education and Society, this dissertation is about the transmission of the Muslim religion in a family context. Aiming a multidimensional approach, were explored the concepts of family, ethnicity, religion, particularly Islam, and the concept of migrant families, in this case Pakistani nationals. As a matter of research was questioned: How is the Muslim religion transmitted in a family context by Pakistani national families living in Lisbon? Following the proposed question, it was hypothesized that Muslim families teach their religion through the practices adopted and specific family contexts and activities. A total of 18 interviews were conducted in a total of 6 families from Pakistan, living in Lisbon and belonging to the same Islamic community. The aim was to characterize the Muslim families from Pakistan living in Lisbon, their practices and how this contributes for the promotion of their religion. Were sought to relate ethnic affiliation, socioeconomic conditions and the status of migrants with the transmission of the Muslim religion. It was concluded that their ethnic belonging, family routines and constant religious practice promotes in the young people a sense of belonging and identity that reflect the success of the transmission of their religion.

Data

05-jul-2019

Palavras-chave

Family
Etnicidade
Religião
Islamismo
Educação familiar
Islamism
Lisboa - Portugal
Family educational strategies
Transmission of religion

Acesso

Acesso livre

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