Título
Educação e Islamismo: a aprendizagem da religião muçulmana em contexto familiar
Autor
Châtillon, Ana Lúcia Mestre de
Resumo
pt
Enquadrada no Mestrado em Educação e Sociedade esta investigação atenta na transmissão,
em contexto familiar, da religião muçulmana. Visando uma abordagem multidimensional
exploraram-se os conceitos de família, etnicidade, religião, particularmente o Islamismo e
ainda o conceito de famílias migrantes, neste caso, nacionais do Paquistão. Colocou-se como
questão de partida: Como é que a religião muçulmana é transmitida em contexto familiar por
famílias nacionais do Paquistão, residentes em Lisboa? Na sequência da questão proposta
avançou-se como hipótese que as famílias muçulmanas ensinam a sua religião através das
práticas adotadas e de contextos e atividades familiares específicas. Foram realizadas 18
entrevistas num total de 6 famílias nacionais do Paquistão, residentes em Lisboa e
pertencentes a uma mesma comunidade islâmica. O objetivo foi caraterizar as famílias
muçulmanas oriundas do Paquistão, residentes em Lisboa, as suas práticas e como é que
estas contribuem para a promoção da sua religião. Procurou-se relacionar a pertença étnica,
as condições socioeconómicas e a condição de migrantes com a transmissão da religião
muçulmana. Concluiu-se que a sua pertença étnica, as rotinas familiares e a constante prática
religiosa fomentam nos jovens um sentimento de pertença e de identidade que traduzem o
sucesso da transmissão da sua religião.
en
In the scope of the Master's degree in Education and Society, this dissertation is about the
transmission of the Muslim religion in a family context. Aiming a multidimensional approach,
were explored the concepts of family, ethnicity, religion, particularly Islam, and the concept of
migrant families, in this case Pakistani nationals. As a matter of research was questioned: How
is the Muslim religion transmitted in a family context by Pakistani national families living in
Lisbon? Following the proposed question, it was hypothesized that Muslim families teach their
religion through the practices adopted and specific family contexts and activities. A total of 18
interviews were conducted in a total of 6 families from Pakistan, living in Lisbon and belonging
to the same Islamic community. The aim was to characterize the Muslim families from Pakistan
living in Lisbon, their practices and how this contributes for the promotion of their religion. Were
sought to relate ethnic affiliation, socioeconomic conditions and the status of migrants with the
transmission of the Muslim religion. It was concluded that their ethnic belonging, family routines
and constant religious practice promotes in the young people a sense of belonging and identity
that reflect the success of the transmission of their religion.