Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

O caso Cameron Dallas e a sua influência nos seus seguidores portugueses

Autor
Teodoro, Cristiano Gil Caipiro
Resumo
pt
A Internet, principalmente as redes sociais online assumem, desde finais do século XX, um papel cada vez mais importante como meio de comunicação. Numa perspetiva democrática, a evolução das redes permite que os seus utilizadores sejam, por um lado, consumidores, e por outro, criadores de conteúdo. Esse conteúdo é partilhado e chega rapidamente a um elevado número de indivíduos. O acesso às redes é cada vez mais fácil através de equipamentos como o smartphone, tablet ou computador. Com a característica de uma participação ativa, as redes sociais online permitem que os influenciadores digitais ganhem um papel importante como divulgadores de marcas, produtos e serviços. Vistos como jovens comuns, têm um elevado número de seguidores e são aposta de marcas para uma publicidade direta e personalizada, o que faz com que estas se aproximem do público. Desta forma, os digital influencers, tornam-se "estrelas" como atores, apresentadores de televisão ou cantores e criam uma legião de fãs que vivem em comunidade. Os influenciadores exercem a sua influência não só no que toca à tomada de decisão de compra, mas são também vistos como uma referência social, acabando por criar uma identidade social junto do grupo de seguidores. O estudo segue nesse sentido, partindo da pergunta "Qual a influência de Cameron Dallas para os seguidores portugueses?". Cameron Dallas é um influenciador americano distinguido na área das redes sociais online, não só nos estados Unidos da América, mas também em Portugal. Dessa forma, foi utilizada uma metodologia quantitativa. Estruturou-se um inquérito por questionário que foi aplicado a páginas de fãs de Cameron Dallas em Portugal, na rede social Facebook. Os resultados mostram-nos que em Portugal, os indivíduos veem Cameron Dallas como uma referência que os ajuda a criar e a estreirar relações, mas que não é motivo de realização de atividades relacionadas com o influenciador ou de participação em eventos criados pelo próprio, algo que acontece noutros espaços geográficos.
en
The Internet, mainly social media, at the end of the 21st century started to be one of the most used methods on communication. On a democratic point of view, the evolution of this kind of media allows the users to be, on one side consumers, and content creators on the other side. That content is shared and arrives easily to a high number of individuals. Nowadays, the access to the social media is one step closer to people through equipments like smartphones, tablets or computers. With active participation, social media allows digital influencers to conquer an important role as brand, product and service recognizers. Seen as common young adults, they accrue a large following and are a safe bet for personalized brand publicity which brings them closer to their costumers. This way, digital influencers become "stars" as actors, show hosts or singers, creating a large community of fans. Influencers exert their influence not only in consumer decisions, but also as social references, creating a social identity with their following. The study then follows in this sense, with the question: "What is Cameron Dallas’ influence on his Portuguese followers?". Cameron Dallas is an American influencer distinguished in social media in the United States of America, as well as Portugal. This way, we used a quantitative research method. We developed a survey by questionnaire which was applied in two Cameron Dallas’ portuguese fan pages in Facebook. The results show us that in Portugal, people see Cameron Dallas as a reference who help them build and close relashionships. However, Cameron Dallas’ portuguese fans don’t develop activities connected with him and the dont be part of social events developed by Cameron, which happens in another geographic space.

Data

17-abr-2019

Palavras-chave

Social media
Social identity
Rede social
Community
Comunidade virtual
Sociologia da comunicação
Digital influencers

Acesso

Acesso livre

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