Título
As obras públicas no Vale do Tejo: A navegação do canal da Azambuja. Reconversão do Canal da Azambuja
Autor
Marques, Elodie Gomes
Resumo
pt
Tendo como ponto de partida o rio Tejo, iniciamos uma
viagem pela redescoberta da influência deste eixo no território
português. Na leitura das suas margens como palimpsesto, ao
desvendar as camadas e os vestígios, conseguimos ler a história
e memórias, descobrimos valores culturais e territoriais que
testemunham a forma como o Homem se apoderou e relacionou
com o território ao longo do tempo.
Cedo se manifestaram dois grandes interesses: o da
navegação fluvial eoda agricultura; foram desenvolvidas inúmeras
Obras Públicas para esses fins, nomeadamente com a
canalização e limpeza do rio Tejo e a abertura de valas de
drenagem nos campos limítrofes. A fusão desses dois interesses
é explicito na Lezíria do Tejo, local onde nos focaremos. Ao
desvendar vestígios neste território, descobrimos na margem
direita do Tejo a existência de um edifício apalaçado. Localizado
junto à foz da Vala da Azambuja, e muito próximo do rio, a
estranheza da presença de um edifício de desenho racional num
território natural e bucólico levou à descoberta de um sistema
hídrico e económico: a Vala da Azambuja - inicialmente mandada
construir para os interesses de drenagem dos campos agrícolas, e
que foi posteriormente redesenhada no século XIX e apropriada
pela Companhia dos Canais de Azambuja para a sua
navegabilidade e transporte de passageiros e mercadorias desde
a sua foz até à ponte da Asseca, ou vice versa, num percurso de
quase vinte cinco quilómetros.
É em Azambuja, que se revela e preserva a memória
da estrutura de apoio à navegação da Vala da Azambuja. Este
trabalho recupera e regenera o espaço da antiga foz da Vala da
Azambuja e propõe uma nova viagem pelo sistema hídrico
existente.
en
Having as a starting point the Tagus river, we
began a journey rediscovering the influence of this axis in
the Portuguese territory. In reading its margins as a
palimpsest, in uncovering it´s layers and traces, we have
been able to unveil the history and memories, discovering
the cultural and territorial values that testify to the way Man
has seized and related to the territory over time.
Two major interests soon emerged: river
navigation and agriculture; numerous public works were
developed for these purposes, namely with the channeling
and cleaning of the Tagus River and the opening of
drainage ditches in the bordering fields. The union of these
two interests is explicit in the Lezíria do Tejo, where we
will focus. On discovering vestiges in this territory, we
discovered on the right bank of the Tagus the existence of
a palatial building. Located near the Vala da Azambuja,
and very close to the river, the strangeness of the
presence of a rational designed building in a natural and
rural territory led to the discovery of a water and economic
system: the Vala da Azambuja - initially built for the
drainage interests of the agricultural fields, later
redesignated in the nineteenth century and appropriated
by the Company of Canals of Azambuja for its navigability
and transportation of passengers and goods from its
mouth to the bridge of Asseca, or vice versa, in a course
of almost twenty kilometers.
It is in Azambuja that it reveals itself and
preserves the memory of the support structure for the
navigability of the Vala da Azambuja. This work recovers,
preserves and regenerates the area of the old mouth of
the Vala da Azambuja and proposes a new journey
through the existing water system.