Título
Conteúdos 360: o caso da TAP: produção e gestão de conteúdos de forma integrada
Autor
Fiadeiro, Lúcia Margarida Cavaleiro
Resumo
pt
O objetivo deste projeto de mestrado é expor como os conteúdos, quando são produzidos
e geridos numa estratégia integrada, contribuem para uma comunicação eficaz, com vista à
criação de valor para o negócio de uma empresa, para a eficácia das mensagens
institucionais a transmitir e para uma otimização de recursos e redução de custos.
A metodologia empregada para o desenvolvimento deste projeto foi a pesquisa
bibliográfica, que resultou numa análise descritiva e interpretativa dos dados práticos
recolhidos ao longo de dois anos.
Conteúdos, narrativa, crossmedia são peças-chave da proposta apresentada para uma
produção de conteúdos de forma integrada, complementada por uma estratégia de
governance 360º, aplicada na TAP Air Portugal, para obtenção do grau de Mestre de
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.
en
The objective of this master's project is to show how content, when produced and managed
as an integrated strategy, contributes to effective communication, creating value for a
company's business, effectiveness of the transmitted institutional messages and optimization
of resources and cost reduction.
The methodology used for the development of this project was the bibliographical research,
which sustained a descriptive and interpretative analysis of the practical data collected over
two years.
Content, narrative and crossmedia are key parts of the proposal presented for content
production in an integrated manner, complemented by a 360-degree governance strategy
applied to TAP Air Portugal, to obtain the degree of Communication, Culture and Information
Technology Master.