Title
A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de caso
Author
Teixeira, Rita Isabel Afonso Costa
Summary
pt
A estratégia empresarial está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações.
Tanto os gestores como as respetivas equipas estão cada vez mais conscientes da importância
da estratégia nas empresas. Afinal, em tempos bons ou em tempos de crise, a empresa vitoriosa
é a que se evidencia por ter uma capacidade de atuação coerente, forte e direcionada. Definir a
estratégia é, assim, o ponto de partida para conseguir alcançar o sucesso.
Mas, para que a estratégia aconteça existe a necessidade de direcionar esforços, de criar
planos de ação, de verificar e criar indicadores de desempenho coesos que possibilitem o
acompanhamento dos resultados, de mobilizar todos os recursos humanos para que caminhem
na mesma direção, de analisar os resultados e sobretudo de verificar se os recursos trazem os
retornos mais benéficos para a empresa. Para isso torna-se essencial a análise estratégica das
organizações para posterior verificação do nível de cada organização e para subsequentes
recomendações.
Nesse sentido, este estudo propõe uma análise detalhada da estratégia empresarial de
cada uma das empresas da indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e
semi-reboques presentes nesta investigação. Tendo por base entrevistas a gestores de cada uma
das empresas, o resultado do estudo possibilita uma abordagem à estratégia empresarial, através
da definição e perceção de elementos essenciais como o processo de gestão estratégica e de
outros conceitos interligados.
A apresentação, compreensão e análise dos elementos principais da estratégia
empresarial permitiu uma investigação mais pormenorizada, e consequentemente, determinou
as práticas e estratégias que estão a ser implementadas pelas empresas deste setor, bem como,
recomendações de novas práticas a fim de criar mais valor para estas empresas.
en
The business strategy is increasingly present in the day-to-day of organizations. Both
managers and their teams are increasingly aware of the importance of strategy in companies.
After all, in times of bonanza or crisis, the victorious company is the one that is evidenced by
its ability to act logically, strong and targeted. The definition of strategy is thus the starting
point for the company to get success.
But for the strategy to happen, there is a need to direct efforts, create action plans, verify
and create cohesive performance indicators that enable results to be monitored, mobilize all
human resources to move in the same direction, analyze the results and above all to verify that
resources bring the best returns to the company. For this, it becomes essential the strategic
analysis of the organizations for later verification of the level of each organization and for the
subsequent recommendations.
In this sense, this study proposes a detailed analysis of the business strategy of each one
of the manufacturing companies of bodywork, trailers and semi-trailers present in this
investigation. Based on interviews with managers of each of the companies, the result of the
study allows an approach to the business strategy, through the definition and perception of
essential elements such as the strategic management process and other interconnected concepts.
The presentation, understanding and analysis of the key elements of the business
strategy has allowed for more detailed research and consequently determined the practices and
strategies being implemented by companies in this sector as well as recommendations for new
practices in order to create more value for these companies.