Título
The perception of customers on sustainable tourism
Autor
Hiere, Elena Julie
Resumo
pt
Nas últimas décadas, a indústria de viagens e turismo experienciou altos níveis de
crescimento, bem como uma importante participação no PIB global. Nos últimos anos, o
conceito de desenvolvimento sustentável e, mais especificamente, de turismo sustentável tem
atraindo cada vez mais interesse das populações e clientes do sector, assim como de
investigadores e economistas. O forte impacto da indústria do turismo na economia global
torna ainda mais importante o seu envolvimento para alcançar a sustentabilidade no futuro.
A presente dissertação tem como objectivo analisar o conhecimento e percepção atual dos
clientes sobre o desenvolvimento sustentável e do turismo, bem como avaliar a lacuna
existente entre as suas intenções e o seu comportamento real quando se trata de práticas
sustentáveis. Mais precisamente, a pesquisa também lida com o entendimento da opinião dos
clientes sobre as empresas de turismo em relação à sua ação para o desenvolvimento
sustentável. Graças a um questionário distribuído a 206 entrevistados escolhidos
aleatoriamente e reunindo e analisando a literatura que trata desse tema, a presente dissertação
tem como objectivo extrair conclusões sobre essas questões. Os resultados do estudo
realizado, na sua maioria, mostram que embora os inquiridos mostrem altos níveis de
consciencialização e um bom nível de compreensão dessas questões, o seu comportamento
real demonstra diversas diferenças com as suas intenções. De fato, se os clientes tendem a
valorizar o envolvimento das empresas em práticas sustentáveis ou amigas do meio ambiente,
o seu comportamento real de compra não mostra um compromisso real em alcançar o
desenvolvimento sustentável.
en
In the last decades, the travel and tourism industry has experienced high levels of growth as
well as an important participation to the global GDP. In the past years, the concept of
sustainable development and more specifically of sustainable tourism has been getting more
and more interest from the populations and customers, as well as researchers and economists.
The strong impact of the tourism industry on the global economy makes even more important
its implication in order to reach sustainability in the future.
The present dissertation aims at analyzing the current awareness and perception of customers
on sustainable development and tourism, as well as assessing the potential existing gap
between their intentions and their actual behavior when it comes to sustainable practices.
More precisely, the research also deals with understanding the opinion of customers on
tourism businesses regarding their action towards sustainable development. Thanks to a
questionnaire distributed to 206 respondents randomly chosen and gathering and analyzing
the literature dealing with this topic, the present dissertation aims at drawing conclusions on
these questions. The results of the study performed mostly show that although the respondents
show high levels of awareness and a good level of understanding of these issues, their actual
behavior shows differences with their intentions. Indeed, if customers tend to value businesses
implications into sustainable or environmental-friendly practices, their actual purchase
behavior does not show a real commitment into reaching sustainable development.