Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Se não tem glúten, deve fazer bem... impacto da rotulagem "sem glúten" na avaliação nos diferentes tipos de alimentos

Autor
Lopes, Carla Sofia de Matos
Resumo
pt
A perceção de produtos alimentares é largamente influenciada pelos claims apresentados nas embalagens, como por exemplo os relativos à sua origem, método de produção e saúde. Neste trabalho procuramos perceber o impacto que a rotulagem “sem glúten” assume na avaliação de diferentes tipos de alimentos. Participaram 202 indivíduos (M = 26.2 anos; 65.7% mulheres; 55% estudantes) num estudo online sobre avaliação de alimentos em três dimensões: salubridade, teor calórico e sabor. Os exemplares de alimentos variavam relativamente ao ingrediente de base (trigo vs. arroz) e no grau de processamento (menos vs. mais processados). Para metade dos participantes os alimentos eram identificados como sendo “sem glúten”. A manipulação do nível de processamento não foi verificada, não tendo sido considerado nas análises seguintes. No geral, os alimentos com claim “sem glúten” (vs. controlo) foram percebidos como mais saudáveis e menos calóricos. No entanto, a apresentação de claim não influenciou a avaliação de sabor. O nível de conhecimento subjetivo e objetivo acerca da alimentação isenta de glúten tende a ser reduzido. O presente estudo demostrou que a saliência de um claim (i.e., “sem glúten”) tem implicações para a avaliação de produtos alimentares. Note-se que o efeito foi detetado mesmo para produtos que naturalmente são isentos de glúten (e.g., arroz). Ao examinarmos o impacto da saliência deste tipo de atributos na perceção dos consumidores, esperamos contribuir para a prevenção de eventuais más escolhas alimentares.
en
The food perception is largely influenced by the claims presented in the packaging, for example, those related to their origin or production method (e.g. biological) and health. In this work, we try to understand what impact the "gluten-free" labeling assumes in the evaluation of different types of food. A group of 202 people participated (M=26.2 years old; 65.7% women; 55% students) in an online study about the food evaluations in three dimensions: health, caloric content, and taste. The food specimens variated in relation to the base ingredient (wheat vs. rice) and in their processing level (less vs more processed). For half of participants, food was identified as "gluten-free". The level of processing was not successfully manipulated and was not considered in the analyses. In general, food with the claim gluten-free (vs. control) was perceived to be healthier and less caloric. However, the claim presentation did not influence the taste evaluation. The level of subjective and objective knowledge about gluten-free food was reduced. The present study has demonstrated that the saliency of a claim (i.e., "gluten-free") has implications for the evaluation of food products. Moreover, the effect has been detected even for products which are naturally free of gluten (e.g., rice). When examining the impact of the salience of this type of attributes on the perception of the consumers, we hope to be contributing to the prevention of possible bad food choices.

Data

06-jul-2018

Palavras-chave

Portugal
Comportamento do consumidor
Psicologia social
Alimentação
Avaliação da Qualidade
Preferência do consumidor
Calorias
Sabor
Taste
Glúten
Avaliação de alimentos
Salubridade
Rotulagem
Food evaluation
Healthfulness
Caloric
Labelling

Acesso

Acesso livre

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