Title
The positive impact of product range optimization in the private label of a multinational retail company
Author
Duarte, Vítor Manuel Henriques dos Santos
Summary
pt
Este projeto tem como objetivo demonstrar o impacto positivo da ferramenta Product Range
Optimization (PRO) na alavancagem das marcas próprias da SONAE MC. Através do
conceito central marketing relacional, o projeto investiga também os conceitos secundários
advocacia, ligação, credibilidade, imagem e familiaridade em cada uma das marcas próprias
da SONAE MC de modo a identificar eventuais pontos de melhoria. O caminho para o
sucesso das marcas próprias é traçado através da aplicação de várias medidas no âmbito do
marketing mix.
Foi realizado um questionário aos clientes da SONAE MC para averiguar a percepção do
consumidor relativamente às marcas próprias Continente, Continente Equilíbrio, Continente
Seleção e É Continente. O questionário foi divulgado através da ferramenta Google Forms em
plataformas de comunicação digital nos meses de agosto e setembro de 2017. Da amostra
inicial composta por 557 entrevistados, 534 foram considerados válidos e posteriormente
inseridos no sistema SPSS 24 para análise dos dados.
Qualidade, value for money e preço são os fatores mais privilegiados numa marca própria. A
gama de produtos marca própria da SONAE MC é eleita pelos consumidores como a melhor
no mercado de retalho Português. Apesar de as marcas próprias da SONAE obterem a sua
melhor pontuação no conceito advocacia, as iniciativas online neste âmbito (como sugestões
em blogs) não aparecem como credíveis. O desenvolvimento de produtos nacionais e
regionais aumenta a ligação com a marca própria em questão. A credibilidade e imagem da
marca influenciam positivamente e em grande escala a advocacia das marcas próprias.
Este projeto oferece uma contribuição vital não só para a SONAE MC - através da
identificação de vários pontos de melhoria ao nível do desempenho das suas marcas próprias
- mas também para o mercado de retalho em geral - realizando uma análise aprofundada
sobre a relevância das marcas próprias na conjuntura atual e apresentando uma ferramenta
essencial para a criação de um portfolio de marcas próprias exemplar.
en
The purpose of this project is to demonstrate the positive impact of Product Range
Optimization (PRO) tool in the leverage of SONAE MC private label brands (PLBs). Having
in mind the core construct of relationship marketing, the project also investigates the
secondary constructs of advocacy, attachment, credibility, image and familiarity within each
SONAE MC PLB so as to identify improvement points. The ultimate path to PLBs success is
drawn through the application of various marketing mix measures.
A questionnaire was conducted to a quota sample of SONAE MC shoppers to ascertain
consumer perception over Continente, Continente Equilíbrio, Continente Seleção and É
Continente brands. The questionnaire was delivered through Google Forms from August to
September of 2017 and responses were gathered mainly resorting to digital communication
platforms. From the initial sample of 557 respondents, 534 were considered valid and later
inserted into SPSS 24 for data analysis purposes.
Quality, value for money and price are the most privileged factors in a PLB. Continente PLBs
offer appear as the best for consumers in the Portuguese retail market. Although the best
SONAE PLBs score occurs for brand advocacy, consumers find it more difficult to believe in
online advocacy initiatives’, such as blog suggestions. The development of national and
regional products is said to generate brand attachment towards a PLB. Credibility and image
seem to be more important to enhance advocacy through PLBs.
This project delivers a vital contribution not only for SONAE MC - through the identification
of several performance improvement points for its PLBs - but also to the overall supermarket
retail service - by providing in-depth analysis on PLBs relevance for the current marketplace
and introducing the ultimate tool to create a strong brand portfolio.