Título
How can store atmosphere be applied in Sonasol brand?
Autor
Pinto, Inês Ferreira Lourenço
Resumo
pt
O presente caso pedagógico tem como objetivo estudar a importância da nova tendência
de atmosfera de lojas numa marca de grande consumo, Sonasol, em Portugal.
Atualmente as grandes marcas de grande consumo estão a viver uma realidade dramática
no que diz respeito à competitividade de preço. Desde o dia 1 de Maio de 2014, onde uma
das principais cadeias do país avançou com uma estratégia de 50%, que o mercado tem
vindo a ficar cada vez mais agressivo.
Será o marketing convencional suficiente para reter e atrair consumidores? Tem, uma
marca com 65 anos, capacidade para se diferenciar versus a concorrência?
Uma análise qualitativa e quantitativa permitiu concluir que a marca Sonasol não tem
capacidade para instalar uma guerra de preços e que esta estratégia deve ser repensada.
Num mercado onde já se encontram estudos sobre o marketing experiencial, e as suas
principais vantagens, surge a oportunidade de fazer diferente – e melhor!
Tendo como objetivo a retenção dos consumidores mais antigos da marca e, também, o
recrutamento de uma geração mais jovens e ativa na sociedade, foram desenvolvidas
diferentes recomendações na área do marketing focadas na capacidade da marca em
promover uma experiência distintiva.
A área do marketing experimental, e das atmosferas de loja, é uma área com pouca
investigação cientifica, mas que já demostra bastantes vantagens quando implementada.
Neste sentido, serve este estudo para demostrar como uma marca tradicional e com
tendência envelhecida, poderá renascer no mercado e trazer uma nova era para o mercado
de "fast moving consumer goods".
en
The presented pedagogical case study aims to study the importance of the new store
atmosphere trend in a fast moving consumer good brand, Sonasol, in Portugal.
Nowadays, in Portugal, fast moving consumer good’s brands are experiencing a dramatic
reality regarding price competitiveness. Since May 1st 2014, when one of the major chains
of the country has advanced with a strategy of 50% price cut off, the market has been
getting more aggressive.
Is conventional marketing enough to attract new and existing consumers? Has, a brand
with 65 years, ability to grow and differentiate itself versus the competition?
A qualitative and quantitative analysis allowed to conclude that Sonasol has not the
capacity to install a price war and that this strategy must be rethought. In a market where
is possible to find some studies about marketing experiential and its main advantages,
comes the opportunity to do different - and better!
Having as main objective the retention of the oldest consumers of the brand and also the
recruitment of a younger generation more uncomplicated and more active in society,
different proposals were developed in the area of marketing focused on the brand's ability
to promote a distinctive experience.
The area of experimental marketing and store atmosphere is an area with a scarce
scientific investigation, but already showing many advantages and successes when
implemented. In this sense, this study serves to demonstrate how a traditional and aging
brand can be reborn in the market and bring a new era to the fast moving consumer goods
market.