Título
How financial technologies are revolutionizing the financial industry
Autor
Duval, Lucie
Resumo
pt
As tecnologias financeiras (Fintech) têm conhecido uma crescente exposição desde há
vários anos, atraindo o investimento de largos milhões de dólares. As Fintech podem ser
vistas como o casamento entre finanças e tecnologia e estão a obrigar a repensar todos os
ramos da indústria financeira. O principal objetivo desta dissertação é estudar como as
tecnologias financeiras estão a revolucionar a indústria financeira.
Após a crise financeira de 2008, os clientes mudaram a sua maneira de olhar para as
"Finanças" e, mais particularmente, para os "Bancos", na procura de produtos e serviços
que respondam às suas necessidades. Além disso, a crise financeira colocou a descoberto
um número relevante de disfunções do sector bancário e na regulação financeira. Os
reguladores aumentaram as suas exigências para com os bancos, particularmente nas suas
relações com os clientes.
Tudo isto criou um conjunto de oportunidades para as empresas fintech que estas
aproveitaram . Estas empresas assentam fintech numa proposta de valor diferente para os
clientes, que assenta numa experiência de economia de tempo, rápida e clara. Na verdade,
propõem um conjunto de inovações importantes não apenas em produtos mas também nos
processos. As empresas fintech voltaram a colocar o cliente no centro das atenções. O
cliente volta a ser a principal prioridade.
As tecnologias financeiras revolucionaram a indústria financeira ainda que, neste
momento, o seu impacto no mercado possa ainda ser visto como algo trivial.
en
Financial technologies (fintech) have known an incredible exposure over the last years,
attracting investments of large billions of dollars. Fintech can be seen as the match between
finance and technology and they are imposing a way of thinking in all the branches of the
financial industry. The main aim of this dissertation is to study how the financial
technologies are revolutionizing the financial industry.
After the financial crisis of 2008, customers have changed their ways of seeing “Finance”
and, more particularly, “Banks”, looking for products and services responding to their
needs. Moreover, the financial crisis has highlighted a relevant number of dysfunctions of
the banking sector and on the financial regulation. Regulators have strengthened their
requirements for banks, particularly in their relations with clients.
These have opened a breach for Fintech companies and they are using it. Fintech
companies rely on a different value proposition to clients that is based on a timesaving, fast
and clear experience. Indeed they are proposing majors innovation in products and also in
the processes. Fintech companies have put the customer back at the center of all their
attention; customer becomes again the top priority.
Financial technologies have already revolutionized the finance industry even if their impact
on the market, for the moment may still be seen as trivial.