Teses e dissertações

Doutoramento
Ciência Política
Título

A União Europeia em busca de uma nova legitimidade democrática: o caso da campanha dos cabeças-de-lista dos europartidos nas eleições de 2014: redes sociais, debates televisivos e exposição aos media.

Autor
Vieira, Carlos Filipe Lopes Cabrita Caetano
Resumo
pt
A presente tese visa estudar as eleições de 2014 para o Parlamento Europeu, em que pela primeira vez os principais “europartidos” designaram cabeças-de-lista que fizeram campanha eleitoral em todo o continente e o resultado final respeitou a decisão dos eleitores ao apontar o candidato da família política mais votado. A investigação assenta em três vetores essenciais: avaliar a eficácia da campanha eleitoral dos candidatos nas redes sociais; medir até que ponto os debates televisivos serviram para abordar assuntos europeus; e identificar como a exposição aos media influenciou o nível de conhecimento político dos candidatos por parte dos cidadãos. Para o efeito, é analisada a utilização do Twitter e do Facebook pelos candidatos durante o último mês de campanha eleitoral - número de publicações, interação com os cidadãos e aumento do número de seguidores durante esse período. Os três principais debates televisivos com difusão continental entre os candidatos são objeto de análise no que diz respeito às temáticas, como forma de avaliar até que ponto houve maior politização dos temas europeus do que dos nacionais/ regionais. Finalmente, com recurso ao inquérito pós-eleitoral "European Election Survey" 2014, afere-se em que medida a exposição aos novos media online por comparação à televisão explica um maior reconhecimento do vínculo partidário dos candidatos pelos cidadãos. Com esta abordagem procuramos contribuir para o entendimento do papel dos candidatos à Presidência da Comissão Europeia nas eleições de 2014, enquadrando-os nos esforços promovidos pela União Europeia para uma maior legitimação democrática das suas instituições.
en
This PhD thesis aims to study the 2014 elections for the European Parliament, where for the first time the main "europarties" designated head candidates who campaigned across the continent and the final result respected the voters' decision to appoint the candidate of the most voted political family. The research has three essential vectors: to assess the effectiveness of candidates’ election campaigns on social networks; to measure the extent to which television debates have served to address European issues; and to identify how exposure to the media influenced the level of political knowledge of candidates by citizens. The thesis, thus, makes the evaluation of the use of twitter and facebook by the candidates - publications made, interaction with citizens and the extent to which they were increased the number of followers. The three main television debates with continental diffusion among the candidates are analyzed with regard to the themes, as a way of assessing the extent to which European issues have become more politicized than the national / regional ones. Finally, using the "European Election Survey" 2014, assess the extent to which exposure to the new online media compared to TV explains a greater partisan recognition of candidates by citizens. With this approach we seek to contribute to the understanding of the role of the candidates for the Presidency of the European Commission in the 2014 elections, placing them in the efforts promoted by the European Union to increase the democratic legitimacy of its institutions.

Data

13-set-2018

Palavras-chave

Partidos Políticos
Social media
Campanha eleitoral
Rede social
Electoral campaign
Debate televisivo
Politização
Mediatização
Mediatization
Meios de comunicação de massas
Eleição europeia
Sociologia política
Politicization
Sptizenkandidaten
European elections
TV debates
Cabeças-de-lista dos "europartidos"

Acesso

Acesso livre

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