Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

A descriptive study on the youth tourism market, based on Generation Y travel experiences

Autor
Guedes, Leonor Carrilho
Resumo
pt
A dissertação em questão aborda a indústria do turismo pela ótica dos consumidores. Sendo o turismo composto por visitantes multigeracionais, tornou-se prática comum o estudo do comportamento destes utilizando o seu grupo geracional como referência para explicar os seus comportamentos. A dissertação foca-se em particular nos consumidores que pertencem à Geração Y, nascidos entre 1982 a 2002. A dissertação segue a metodologia descritiva, que analisa as características dos membros da Geração Y como indivíduos e como consumidores de turismo. Estes encontram-se, neste momento, em idades entre os 15 e os 35 anos de idade, o que na indústria do turismo implica serem participantes do Turismo Juvenil. Este mercado representa atualmente 190 milhões de viagens internacionais por ano com um crescimento constante, tornando o estudo dos seus consumidores essencial na análise da sua atual situação. Este mercado engloba diferentes categorias de turismo desde educacional, a programas de voluntariado a turismo de aventura, entre outros. No entanto, não existe uma lista de tipologias do Turismo Juvenil aceite por autores publicados e com a falta de estudos de consumidor da Geração Y em relação a este mercado, uma oportunidade de investigação foi encontrada. Os resultados concluem que de todos os tipos de turismo juvenil estudados, o Turismo de Lazer é o mais popular entre a Geração Y. Os resultados também sugerem que existem diferenças estatisticamente significantes entre certos tipos de Turismo Juvenil que atraem mais um gênero do que o outro. As conclusões finais da análise foram explicadas e sumarizadas nas conclusões.
en
The present dissertation is based on the study of the tourism industry from a consumer’s perspective. Being compose by multigenerational visitors, studying travel consumer behaviors based on their generational cohort became a popular method to understand consumer behavior in tourism. The presented dissertation focuses in particular on Generation Y member’s point of view, all individuals born between 1982 and 2002. The dissertation follows a descriptive method, that analyses Gen Y members traits and as travelers consumers. As they are currently aged between 15 and 35 years old, within the tourism sector, they belong to a segmented market named Youth Tourism. This market represents 190 million international trips per year and is growing faster than the overall global market, hence studying its consumers previous travel patterns is important to understand the current situation of the market. This market englobes all sort of categories of tourism from educational, volunteering to adventure among others, and currently the lack of an official typology list of those categories and lack of consumer studies within this market generated a research gap that needs to be addressed. The results showed that from all the youth tourism markets that were consider, Leisure tourism is the most popular choice among Gen Y consumers. Moreover, the findings also suggest statistically significant differences of youth tourism market categories preferences between genders. The overall findings, that derived from the analysis derived interesting facts for this market, are explained and summarized in the conclusions.

Data

20-jun-2018

Palavras-chave

Comportamento do consumidor
Geração Y
Turismo
Jovem
Generation Y
Gestão de marketing
Generational theory
Travel consumers
Youth tourism
Teoria geracional
Consumidores turismo
Turismo juvenil

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo