Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Sistemas de Informação
Título

A estratégia e a captação de clientes do ActivoBank

Autor
Aguiar, Tiago Lúcio de Meneses
Resumo
pt
A presente tese de mestrado é um projeto-empresa em colaboração com o ActivoBank, um Banco pensado ao pormenor para simplificar e facilitar o dia a dia do seu cliente. No âmbito do estágio, realizado pelo autor no Banco, surgiu o desafio de poder elaborar um estudo com o propósito de entender quais as modificações que poderiam ser efetuadas na estratégia de captação de clientes do Banco, com o objetivo de a maximizar. Os clientes/consumidores necessitam de confiar no Banco, para mais facilmente a ele se fidelizarem e, ao mesmo tempo, reconhecerem a sua notoriedade e credibilidade, critérios fundamentais para potenciar qualquer marca no mercado, permitindo ser a “escolha” em detrimento de outras. Todo o estudo do projeto foi acompanhado por uma completa revisão de literatura, o que permitiu tirar várias conclusões. Assim sendo, foram encontradas duas propostas de melhoria à estratégia e reposicionamento do Banco, uma em parceria com o Millennium BCP, de mais fácil execução, e a outra, a de abertura de contas online, de mais complexa realização, em consequência de alguns enquadramentos jurídicos difíceis de contornar. Estas novas propostas têm o objetivo de criar vantagens inovadoras e competitivas, com o intuito de se adaptarem às tendências e necessidades do mercado atual. A proposta principal é a de aprofundar a parceria com o Millennium, conseguindo assim abranger uma vasta área geográfica de Portugal que, de outro modo, não está acessível ao ActivoBank por escassez de recursos
en
This master's thesis is a project-company in collaboration with ActivoBank, a Bank thought in detail to simplify and facilitate the day-by-day of the client. During the traineeship carried out by the author at the Bank, the challenge arose to be able to elaborate a study with the objective of understanding the changes that could be made to the Bank's customer acquisition strategy, in order to maximize it. The customers / consumers needs to rely on the Bank so that they can join it, and it is assumed as a fundamental criterion for the choice of a particular brand, its reputation. The entire study of the project was accompanied by a complete literature review, which allowed drawing several conclusions. Therefore, two proposals for improvement to the Bank's strategy and repositioning were found, of which one of the proposals in partnership with Millennium BCP was easier to execute, and the other was to open accounts online, but with some difficulties in legal terms. These new proposals aim to create new competitive advantages in order to adapt to the current market trends and needs. The main proposal is to deepen the partnership with Millennium, thus managing to cover a wide geographic area of Portugal that otherwise is not accessible to ActivoBank due to lack of resources.

Data

19-jun-2018

Palavras-chave

Strategy
Vantagem competitiva
Reposicionamento
Repositioning
Estratégias
Satisfação do cliente
Gestão de empresas
Customer acquisition
Competitive advantages
Mercado bancário
Marketing bancário
Captação de clientes

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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