Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Strategic plan for a corporate intelligence business unit in consulting field

Autor
Jacinto, Ana Raquel Pereira
Resumo
pt
O seguinte trabalho tem como âmbito a elaboração de um plano estratégico para o lançamento de uma nova unidade de negócio, Corporate Intelligence, da empresa WINNING Scientific Management, situada em Lisboa. Atualmente, uma das características da estrutura da economia Portuguesa é a elevada percentagem do sector dos serviços. Os serviços de consultoria de gestão continuam a ser das atividades mais antigas do mundo, uma vez que as pessoas e empresas estão constantemente a necessitar de suporte em várias temáticas. No entanto, devido à crise económica que começou a afetar Portugal em 2008, surgiu a necessidade da economia ajustar a escassez e a abundância, forçando os consumidores e as empresas a se adaptarem a novos modelos de negócio e mercados de forma nunca antes vista. Inicialmente será clarificado o conceito de Corporate Intelligence, o que engloba e qual a razão que leva a ser considerado uma oportunidade de negócio e expansão. Posteriormente será feita uma análise aprofundada com recurso às ferramentas de gestão mais apropriadas, que irão sustentar esta oportunidade. De seguida será definido o posicionamento da WINNING no mercado, um plano de implementação e os respetivos mecanismos de monitorização. Considerando a análise de Porter, é possível concluir que a WINNING enfrenta uma indústria de atratividade média a longo prazo, o que significa que pode representar uma barreira ou um facilitador. Além disso, a análise de PEST evidencia que existem condições para desenvolver e avançar com a área de Corporate Intelligence.
en
The following work has as its scope the elaboration of a strategic plan for the launch of a new business unit, Corporate Intelligence, of WINNING Scientific Management Company, located in Lisbon. Currently, one of the Portuguese economy structure characteristics is the high share of the service sector. Management consulting services continue to be one of the oldest activities in the world, since people and companies are constantly in need of support on various themes. However, due to the economic crisis began to affect Portugal in 2008, the need for the economy appeared to adjust the scarcity and abundance, forcing consumers and companies to adapt to new business models and markets in a way never seen before. Initially the concept of Corporate Intelligence will be clarified, which includes and what is the reason that leads to being considered a business opportunity and expansion. Subsequently an in-depth analysis will be made using the most appropriate management tools that will sustain this opportunity. Then, it will set the position of WINNING in the market, an implementation plan and the respective monitoring mechanisms. Taking account Porter’s Analysis, it is possible to conclude that WINNING is facing a medium attractiveness industry over the long term, which means that it can represent a barrier or an enabler. Beyond this, PEST Analysis evidences that there are conditions to develop and move forward with Corporate Intelligence area.

Data

05-abr-2018

Palavras-chave

Inovação
Innovation
Vantagem competitiva
Competitive advantage
Estratégia empresarial
Consultoria
Modelos de negócio
Strategic plan
Inteligência empresarial
Corporate intelligence

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo