Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Um modelo de gestão integrada de avaliação de desempenho: estudo de caso

Autor
Matias, Susana Alexandra Pereira
Resumo
pt
O presente projeto de mestrado desenvolve-se na Spica, uma empresa de organização de eventos de Barcos à Vela, localizada nas Docas de Lisboa, cujo dono e gerente da empresa se viu com dificuldades em avaliar os seus colaboradores e a premiá-los. A Avaliação de Desempenho é uma prática cada vez mais importante nas organizações, pois permite que estas diagnostiquem o desempenho dos seus colaboradores num determinado período de tempo. Permite igualmente a oportunidade para o colaborador de receber feedback sobre o seu percurso na empresa e com isso gerar melhorias e resultados. A empresa pode assim reajustar cada vez mais o seu capital humano às suas estratégias e com isso conseguir melhores resultados. No sector do turismo, e especificamente na organização de eventos, começa a haver uma preocupação em pôr em prática determinadas ferramentas de avaliação, pois isso permite ter recursos mais formados e adaptados às necessidades da empresa. Este facto permite assim que tenhamos um sector mais valorizado, mais profissional e com uma melhor imagem para o público. Este modelo vai de encontro às necessidades da empresa e está associado a um sistema de incentivos. Tal aposta resultou num reforço das relações no seio da empresa, numa avaliação mais equitativa entre colaboradores e consequentemente num melhor alinhamento entre colaboradores e organização.
en
This company project was done in cooperation with Spica, a sailing boat event organization company, located in Lisbon docks, whose owner and manager found himself struggling to assess their employees and rewards them. The Performance Evaluation is an important practice in organizations since it allows these to diagnose the performance of its employees in a given period of time. It also allows the employee receive feedback on their journey in the company and generate improvements and results. The company can thus adjust increasingly their human capital to their strategies and thus achieve better results. The company can adjust its human capital to their strategies and then achieve better results. In the tourism sector, and specifically in events organization, begins to be a concern to implement certain assessment methods. This allows to have more trained resources and adapted to business needs. This allows to have a valued sector, more professional and better image to the public. This model meets the company's necessities and is still associated with an incentive system such bet resulted in an effort of relations within the company, a more equitable evaluation between employees and consequently a better alignment between employees and organization.

Data

02-jun-2017

Palavras-chave

Avaliação do desempenho
Performance evaluation
Turismo
Tourism
Human resources
Recursos humanos
Gestão de empresas
Event Organization

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo