Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

Tourism experience and sustainable tourism : a nature-based tour activity in Portugal

Autor
Souto, Jenny Manuel Padovani de Freitas
Resumo
pt
Atualmente existe alguma dificuldade na procura de serviços de viagem que se diferenciem do circuito de turismo em massa. Neste contexto, o plano de negócio apresentado oferece uma abordagem mais íntima aos que procuram uma alternativa mais autêntica, e estão dispostos a adbicar da rotina e embarcar numa experiência cujo foco assenta na sustentabilidade e preocupação ambiental, para além da aventura. Este serviço oferece aos clientes a possibilidade de aumentarem o conhecimento sobre a natureza local e sociocultural de cada região, enquanto desfrutam dos prazeres das caminhadas ao ar livre nos diversos cenários paisagísticos que Portugal oferece. Paralelamente, está também presente um sentido de responsabilidade social, com o propósito de alertar a comunidade de viajantes para os efeitos do turismo em massa, e por outro lado, ao envolver diretamente os habitantes locais, combate o isolamento e solidão sentidos em certas áreas remotas do País. Este modelo propõe ao cliente uma viagem abstraída de preocupações logísticas, de forma que estes possam deixar-se envolver nas experiências vividas, sem qualquer tipo de interferências materiais. Os serviços incluídos incluem acomodações, transportes, atividades e refeições. Ao oferecer uma interação mais pessoal e detalhada com o ambiente natural envolvente, o que permite aos clientes descobrirem novos locais remotos e desconhecidos, enquanto mantém um foco na preservação das culturas e tradições locais, este plano de negócio difere da restante oferta atualmente existente. O nome escolhido é Portugal Hiking&Company, e este projeto consiste em desenvolver e implementar uma estratégia de negócio baseada nas experiências sensoriais e práticas sustentáveis.
en
Currently, it is difficult to find tourism offers that escape the traditional circuit of mass tourism. In this context, this business plan seeks to provide a more intimate approach to those who look for an escape from daily routine and are willing to embrace a different, more authentic travelling experience, primarily driven by sustainability and ecological matters. Such a service aims to offer customers the possibility to increase their knowledge about local nature and to enjoy the pleasures of hiking in multi-scenic landscapes across Portugal. There are also strong social responsibility concerns about raising tourists’ awareness to the impact of mass tourism, and by involving the local communities. The aim is to fight isolation and loneliness that exists in remote areas and small villages, as well as the benefit on providing knowledge about socio-cultural aspects of the regions. The model proposed consists of relieving the customer from all logistics regarding the trip, so individuals can immerse themselves and absorb the experiences without any concerns. Services for every tour package are to be covered, including transportation, accommodation, activities and meals. By offering a more intimate and detailed interaction with the natural environment, which allows customers to discover remote, unknown locations, while focusing on the preservation of local cultures and traditions, this business plan marks a difference from the other options currently in market. The business will be named Portugal Hiking&Company and this project consists in developing and implementing a strategy based on experience dimensions and sustainable practices.

Data

24-mai-2017

Palavras-chave

Business
Responsabilidade social
Turismo
Plano de negócio
Nature
Sustainability
Sustentabilidade ambiental
Marketing Mix
Tourism experience

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo