Título
Fado tropical: O luso-tropicalismo na cultura de massas (1960-1974)
Autor
Cardão, Marcos Henrique Ramos de Sousa
Resumo
pt
Baseado num conjunto de pressupostos históricos, lugares comuns sobre o carácter
dos portugueses e apriorismos sobre o seu modo de ser, o luso-tropicalismo moldou-se à
história de Portugal e foi indispensável para a sobrevivência da «comunidade lusíada»
nas últimas décadas do regime autoritário. Este modo particular de reinterpretar a
história da colonização portuguesa ganhou consistência na década de 1960, quando uma
série de rituais e práticas prosaicas contribuiu para promover a ideia de que Portugal era
um país multirracial, geograficamente diverso, e uma unidade politicamente
homogénea.
O objectivo desta investigação é descrever e analisar um conjunto de acontecimentos
comuns que generalizaram o luso-tropicalismo na vida diária. Vou procurar demonstrar
como uma série de acontecimentos da cultura de massas – desde ícones do futebol,
como Eusébio, passando por celebridades da música popular portuguesa, como João
Maria Tudella e Eduardo Nascimento, entre outros, até aos concursos de beleza
realizados na década de 1970 – dialogaram com os temas associados ao luso-tropicalismo, contribuindo em muitos casos para naturalizar as suas representações.
Além do objectivo puramente historiográfico, que passa por recensear as formas que
banalizaram o luso-tropicalismo fora do campo institucional, este trabalho pretende
igualmente assinalar a contingência das representações luso-tropicalistas, que acabaram
por soçobrar pouco tempo após a queda do regime autoritário.
en
Based in historical assumptions and commonplaces about the character of the
Portuguese, the luso-tropicalism was a way to imagine the Portuguese community,
which tended to highlight the natural disposition of the Portuguese for a settlement
without prejudice of «color or race». Almost treated as a form of life, this particular way
of reinterpret the history of Portuguese colonization won consistency in the last decades of authoritarian rule, when a series of rituals fostered the idea that Portugal was a
multiracial country, geographically diverse and a politically homogeneous unit.
My aim in this dissertation is to describe and analyse key cultural phenomena that
spread luso-tropicalism in everyday life. I will argue that some artefacts of mass culture
– namely football icons, such as Eusébio, celebrities of Portuguese popular music, such
as João Maria Tudella, Eduardo Nascimento, among others, and beauty pageants held in
the 1970’s – managed to reiterate the main themes of luso-tropicalism outside the
ordinary campaigns of self-justification. Besides the historiographical objective, this
work also intends to point out the contingency of luso-tropicalist representations, which
somehow disappeared immediately after the Portuguese decolonization.