Theses and dissertations

Phd
Management
Title

Responsabilidade social corporativa como factor de vantagem competitiva e do desenvolvimento sustentável

Author
Silva, Lourenço Dias Almeida da
Summary
pt
A responsabilidade social corporativa (RSC), como prática de gestão, constitui uma matéria de debate e de pesquisa permanentes. O grande desafio que se coloca à gestão, nos nossos dias, consiste em encontrar um modelo que se revele eficaz, na perspectiva de que a RSC seja um factor de vantagem competitiva para a empresa e do desenvolvimento sustentável. Para caracterizar as empresas moçambicanas face aos modelos de RSC apresentados, foi escolhida como metodologia para esta pesquisa a teoria fundamentada nos dados de Glaser e Strauss (1967), considerada na perspectiva da teoria substantiva. No processo de pesquisa foi elaborado um questionário, que poderá ser usado pelas empresas moçambicanas como instrumento de avaliação da RSC. O modelo proposto para responder ao problema desta pesquisa designa-se Modelo da responsabilidade social corporativa de 5 dimensões (RSC-5D). O modelo RS C-5D toma como base quatro dimensões – a legalidade, a escolha, a estratégia e a estrutura – apresentadas no modelo A matriz da virtude, de Roger Martin. O modelo RSC-5D inclui uma quinta dimensão, a aprendizagem comprometida. Este modelo baseou-se na hipótese de que a aprendizagem comprometida, orientada para a diferenciação das práticas de RSC, constitui a dimensão estratégica que influencia a dinâmica das restantes quatro dimensões da RSC, tendo sempre presente o primado da ética. O que se espera como resultado desta pesquisa é que as empresas moçambicanas passem a dispor de um modelo que possa orientá-las na obtenção de vantagem competitiva, com base em práticas de governação corporativa e na teoria da agência.
en
Corporate social responsibility (CSR) as management practice is a subject of everlasting debate and research. In our days, the great challenge faced by management process is to find out a model which should be efficient, in the perspective that CSR will bring out competitive advantage and sustainable development. In order to characterize Mozambican companies, taking in account the models of CSR that are presented, it was chosen as methodology for this research the grounded theory, formulated by Glaser & Strauss, taken in the perspective of the substantive theory. In the research process a questionnaire was designed, which may be used by the Mozambican companies as a tool for CSR assessment. The model which is proposed to give an answer to this research problem is called Model of corporate social responsibility in 5 dimensions (CSR-5D). The model CSR-5D takes four dimensions as his basis – compliance, choice, strategy and structure – presented in Roger Martin’s model The Virtue Matrix. The model CSR-5D includes a fifth dimension, engaged learning. This model is based in the hypothesis that engaged learning, oriented toward differentiation in CSR practices, is the strategic dimension which exerts his influence upon the dynamics of the others four dimensions of CSR, having always present the primacy of ethics. The expected result of this research is that Mozambican companies may from now on have at their disposal a model which may guide them in order to obtain competitive advantage based on practices of corporate governance and in agency theory.

Date

09-Mar-2011

Keywords

Vantagem competitiva
Corporate social responsibility
Competitive advantage
Desenvolvimento sustentável
Sustainable development
Responsabilidade social corporativa
Aprendizagem comprometida
Engaged learning

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