Teses e dissertações

Doutoramento
Sociologia
Título

Os curadores em exposição: um grupo profissional no mundo da arte contemporânea

Autor
Especial, Ana Luísa Ferreira Braga
Resumo
pt
O curador é um dos protagonistas do mundo da arte contemporânea. Apesar do crescente interesse por esta figura, o desconhecimento acerca destes agentes de mediação cultural persiste: quem são, o que fazem e em que condições? A presente dissertação tem por objectivo a sua caracterização compreensiva quanto às representações, aos percursos e às práticas profissionais. Para a análise deste grupo profissional, a pesquisa beneficiou sobretudo dos contributos provenientes da sociologia das profissões artísticas, da literatura emanada do domínio curatorial e da aplicação de metodologias qualitativas. Os três eixos analíticos desenvolvidos são: 1) o exame dos dilemas, dos debates teóricos, das dinâmicas intrínsecas à actividade curatorial e dos modelos pioneiros; 2) o mapeamento dos protagonistas e dos contextos para a prática; 3) a pesquisa de terreno acerca dessa população e a observação da sua institucionalização. Tal percurso teórico e empírico revela um grupo profissional de contornos evolutivos, caracterizado pela heterogeneidade interna e cujo papel, sofredor de mutações várias desde as origens, se encontra eivado de tensões e ambivalências. Da história recente da curadoria ressaltam as continuidades mas também as inovações geracionais e os diversos posicionamentos dos sujeitos em contextos polimorfos. Do estudo empírico sobressai a partilha de características com outras profissões artísticas, entre as quais se contam a flexibilidade, a pluriactividade e a exposição ao risco. A crescente transversalidade do domínio artístico é também sentida nesta actividade, dificultando o mapeamento destes agentes. Este trabalho constitui uma análise sobre a curadoria em Portugal e o primeiro retrato sociológico dos seus curadores.
en
The curator is one of the protagonists of the contemporary art world. Despite the increasing interest for this main character, the lack of knowledge persists regarding these cultural mediation agents: who are they, what do they do and under what conditions? This dissertation intends to comprehensively characterize their representations, paths and professional practices. For the analysis of this professional group, this research benefited mainly from contributes derived from sociology of artistic professions, from literature on curating and from the use of qualitative methodologies. The three analytical axes developed are: 1) the study of dilemmas, theoretical debates and intrinsic dynamics concerning the activity and its pioneer models; 2) the mapping of its protagonists and existing contexts for the practice; and 3) field research devoted to the population and the observation of its institutionalization. This route reveals a professional group with changing outlines, characterized by its internal heterogeneity. Its role, suffering several mutations since its origins, is currently filled with tensions and ambivalences. From the examination of recent history of curating, one observes not only continuities emerging but also generational innovation, and the diverse positioning of individuals in polymorphic contexts. From the empirical study, it should be highlighted the common characteristics shared with other artistic professions, such as flexibility, pluriactivity and exposure to risk. Increasing transversatility of artistic domains is also a reality in this activity, which makes difficult the mapping of these agents. This work consists of an analysis on curating in Portugal and it is the first sociological portrait of its curators.

Data

12-dez-2013

Palavras-chave

Representações
Representations
Práticas
Practices
Percursos
Curador
Curator
Paths

Acesso

Acesso livre

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