Título
Da imprensa regional da Igreja Católica: para uma análise sociológica
Autor
Leite, Alexandre Manuel da Fonseca
Resumo
pt
Em análise, neste trabalho, os jornais regionais propriedade da Igreja Católica
portuguesa que, integrados em um subsector que, já por si, tem características únicas e
limitações próprias, são ainda portadores de algumas significativas singularidades. E
que, apesar de constituirem, entre si, um leque desigual de realidades, possuem, no
entanto, características comuns e definidoras. De referir, designadamente, o facto do
objectivo visado não ser prioritariamente o financeiro; de serem maioritariamente
dirigidos por padres e parte significativa das suas redacções constituídas por homens,
muitos deles possuidores de curso superior; de serem quase integralmente vendidos por
assinatura e de terem uma forte tendência para ignorarem o «marketing» e minimizarem
o «design». Além de que parecem preferir a apologética ao acontecimento; com base no
argumento do rigor, cultivam algum hermetismo (questão, aliás, comum a várias formas
de comunicação religiosa); e tendem com razoável frequência a confundir o discurso do
altar com o discurso dos media. Com a curiosidade acrescida de alguns deles
concorrerem entre si e de ser diminuta a cooperação entre os diferentes títulos,
consequência, porventura, de um certo espírito de capela ainda existente a nível
interdiocesano e interparoquial. Dito por outras palavras: fazem isoladamente o que não
conseguem fazer em conjunto, nem talvez o desejem. E tudo isto apesar de serem
propriedade da mesma Igreja e visarem objectivos comuns.
en
The regional newspapers owned by the Portuguese Catholic Church, analysed in the
context of the regional media subsector that has, by itself, unique characteristics and
limitations, have some significant singularities. Although they congregate different
realities, these newspapers have, nevertheless, common and defining characteristics: the
primarily goal is not the profit; most of them are lead by priests and a significant part of
their editorial office are man with an university degree; are almost entirely sold by
subscription; and have a strong tendency to ignore the marketing and minimize the
design. Besides they seem to prefer the praise instead of the fact; based on the argument
of the rigor they use a code language (common issue of the several forms of religious
communication); and, with some frequency, tend to confuse the altar's speech with the
media's speech. Curiously, some compete with each other, and the cooperation between
them is minimal, as a result, perhaps, of a certain spirit of “chapels” that still exists at
bishopric and parochial level. In other words: they do alone what they cannot do
together, and perhaps they do not wish. And all of this, despite of being owned by the
same Church and pursue common goals.