Teses e dissertações

Doutoramento
Sociologia
Título

Da imprensa regional da Igreja Católica: para uma análise sociológica

Autor
Leite, Alexandre Manuel da Fonseca
Resumo
pt
Em análise, neste trabalho, os jornais regionais propriedade da Igreja Católica portuguesa que, integrados em um subsector que, já por si, tem características únicas e limitações próprias, são ainda portadores de algumas significativas singularidades. E que, apesar de constituirem, entre si, um leque desigual de realidades, possuem, no entanto, características comuns e definidoras. De referir, designadamente, o facto do objectivo visado não ser prioritariamente o financeiro; de serem maioritariamente dirigidos por padres e parte significativa das suas redacções constituídas por homens, muitos deles possuidores de curso superior; de serem quase integralmente vendidos por assinatura e de terem uma forte tendência para ignorarem o «marketing» e minimizarem o «design». Além de que parecem preferir a apologética ao acontecimento; com base no argumento do rigor, cultivam algum hermetismo (questão, aliás, comum a várias formas de comunicação religiosa); e tendem com razoável frequência a confundir o discurso do altar com o discurso dos media. Com a curiosidade acrescida de alguns deles concorrerem entre si e de ser diminuta a cooperação entre os diferentes títulos, consequência, porventura, de um certo espírito de capela ainda existente a nível interdiocesano e interparoquial. Dito por outras palavras: fazem isoladamente o que não conseguem fazer em conjunto, nem talvez o desejem. E tudo isto apesar de serem propriedade da mesma Igreja e visarem objectivos comuns.
en
The regional newspapers owned by the Portuguese Catholic Church, analysed in the context of the regional media subsector that has, by itself, unique characteristics and limitations, have some significant singularities. Although they congregate different realities, these newspapers have, nevertheless, common and defining characteristics: the primarily goal is not the profit; most of them are lead by priests and a significant part of their editorial office are man with an university degree; are almost entirely sold by subscription; and have a strong tendency to ignore the marketing and minimize the design. Besides they seem to prefer the praise instead of the fact; based on the argument of the rigor they use a code language (common issue of the several forms of religious communication); and, with some frequency, tend to confuse the altar's speech with the media's speech. Curiously, some compete with each other, and the cooperation between them is minimal, as a result, perhaps, of a certain spirit of “chapels” that still exists at bishopric and parochial level. In other words: they do alone what they cannot do together, and perhaps they do not wish. And all of this, despite of being owned by the same Church and pursue common goals.

Data

08-ago-2011

Palavras-chave

Globalização
Globalization
Catholic church
Imprensa
Imprensa regional
Regional press
«novos púlpitos»
«new pulpits»
Imprensa local
Local press

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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