Teses e dissertações

Doutoramento
Estudos Africanos
Título

“A África é aqui, no terreiro”: Horizontes nostálgicos, sentidos da África e outros lugares no Candomblé (jeje-nagô) de Salvador e Uberaba

Autor
Dias, João Ferreira
Resumo
pt
A presente tese trata da nostalgia e suas roupagens no contexto do Candomblé jejenagô em Salvador, cidade considerada o berço da religião, a “Meca do Candomblé”, e em Uberaba, cidade na região do Triângulo Mineiro, marcada pela figura de Chico Xavier, personalidade histórica da religiosidade brasileira e do espiritismo em particular, onde o Candomblé chegou há 40 anos. Ao tratar do campo religioso uberabense, questões ligadas ao hibridismo religioso merecem atenção, oferecendo aportes para o debate clássico sobre o que constitui autenticidade africana (a intemporal “pureza nagô”), o qual será ampliado a partir dos dados de campo em Salvador. Este trabalho, trata ainda dos sentidos da África no Candomblé, em ambos os campos de pesquisa, bem como das mudanças estéticas impostas ao Candomblé, que se articulam necessariamente com a nostalgia e a ideia de perda cultural, questões por si mesmas imbricadas aos processos de reafricanização. Tratase, pois, de uma cadeia que envolve, saudade, perda cultural, modernização visual, conceções românticas e ideológicas de África. Paralelamente, tem lugar uma reflexão sobre as condições de realização do trabalho de campo nas particularidades do movimento “entre cá e lá”, correntemente tomados pela dicotomia das perspetivas – negociadas – “de dentro” e “de fora”, bem como de temas de algum modo velados dentro das comunidades-terreiro, como posições de género e agência sexual ou as extrapolações rituais por parte dos ogans, membros masculinos que não entram em transe. A presente tese é, toda ela, fiada pela etnografia.
en
The present thesis is an intense journey around Nostalgia among jeje-nagô Candomblé practitioners in Salvador – claimed to be the holy city of Candomblé –and Uberaba (where Candomblé arrived 40 years ago), the city of Chico Xavier (eminent figure of Brazilian religiosity and most in particular the Spiritism), located in the region of Triângulo Mineiro. Dealing with the Uberaba’s religious field, hybrid experiences may arose and expand the classic debate on what constitutes African authenticity (the long-term ‘nagô purity’), a debate enriched by the data collected in Salvador, as well. This work will also stress the meanings of African in Candomblé in both spaces of research, and aesthetical changes imposed by the modernization, a concept triangulated with nostalgia and cultural loss. Tagged with reafricanization, this complex gamble involves homesickness, nostalgia, cultural loss, visual modernization and romantic and ideological views of Africa. Side-by-side, it will be taken in consideration the conditions of fieldwork, most in particular the movement between here and there, generally expressed in terms of inside and outside, perspective there are, in fact, more negotiated that static; and some veiled narratives around gender positions, sexual agency and ritual overdoing by the male practitioners called ogan (non-trance priests). This thesis is all milled with ethnography.

Data

17-fev-2017

Palavras-chave

África
Purity
Estudo etnográfico
Ethnographic gesture
Aesthetical
Religião -- Religion
Saudade -- Nostalgia
Cultura africana -- African culture

Acesso

Acesso livre

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