Título
Museus: Identidade e comunicação, instrumentos e contextos de comunicação na museologia portuguesa
Autor
Abreu, João Pedro Coelho Gomes de
Resumo
pt
À criação de um “museu” está implícito um propósito de comunicação. O “museu” é, por definição, uma instituição aberta ao público, que expõe e comunica sobre testemunhos do Homem e do seu meio ambiente, ou seja, em todo o processo museológico,
desde a aquisição, ao estudo, à interpretação e à exposição, estará presente uma intenção de comunicação. Neste sentido, nos museus a comunicação não poderá ser
entendida como uma questão lateral, mas sim como um fator nuclear da atividade
museológica, sem a qual dificilmente um “museu” se poderá constituir como tal. Se a esta necessidade de interação com os públicos associarmos o caráter excecional dos
museus, enquanto fixadores de memória e identidade, acresce um outro desafio, que
será o de garantir uma comunicação coerente dos valores identitários aí contidos.
A presente investigação propõe uma análise e reflexão sobre a comunicação dos museus
portugueses, e a sua evolução entre os anos 2000 e 2010, no sentido de compreender
de que modo o tecido museológico português conseguirá assegurar, de um modo contínuo e sustentado, uma comunicação clara e coerente da sua identidade, perante um cenário de desmaterialização e dispersão da atividade museológica.
São objetivos deste estudo: contribuir para a afirmação dos museus enquanto eixos fixadores e potenciadores das identidades locais, regionais e nacionais; promover uma
aproximação entre a museologia e a comunicação; evidenciar a importância da identidade corporativa no sucesso da atividade museológica; identificar as variáveis e os fatores mais influentes na ação da comunicação dos museus portugueses; e assinalar os modelos que melhor respondem às diferentes necessidades de comunicação dos
museus em Portugal.
en
The creation of a “museum” has an implicit purpose of communication. The “museum”
is, by definition, an institution open to the public, which exposes and communicates
on testimonies of Mankind and his own environment, in other words, the goal of this
communication will evolve around the museological process, from acquisition, to
study, interpretation and exhibition. In this sense, museums communication should
not be considered a side issue, but rather a key factor of museum activity, without
which a “museum” can hardly exist as such. If, we associate this need for interaction
with the public to the exceptional character of museums as builders of memory and
identity, another challenge is added, which will ensure a consistent communication of
identity of the values contained therein.
This research proposes an analysis and reflection on the communication of Portuguese
museums, and their evolution between 2000 and 2010, in order to understand how
the Portuguese museums will be able to ensure, on an ongoing and sustained way, a
clear and coherent communication of its identity, on a framework of dematerialization
and dispersion of museum activity.
This study aims to contribute to the establishment of museums as links and boosters of local, regional and national identities; to promote the approach between museology and communication; to highlight the importance of corporate identity in the success of museum activity; to identify the variables and most influential factors in the action of the Portuguese museums communication; and to point out the models that best respond to the different communication needs of museums in Portugal.