Título
Turning stressors into motivators: Using negative emotions to motivate oneself
Autor
Strack, Juliane Marie
Resumo
pt
Porque é que algumas pessoas crescem em situações de stress e outros sofrem de ―burnout‖?
Os meus estudos nesta Tese de Doutoramento analisam a experiência de emoções negativas
em situações de stress, e como as pessoas interpretam e regulam essas emoções. Proponho o
conceito de que algumas pessoas interpretam estas emoções como facilitadoras (referidas aqui
como anxiety motivation e anger motivation). Essas pessoas transformam as emoções
negativas que são geralmente vistas como angustiantes em motivação, ganhando desta forma
energia a partir do stress. Sete estudos foram realizados para analisar os referidos
facilitadores. Em conformidade com as questões e hipóteses que levaram a esta pesquisa,
descobri que numa variedade de contextos e situações, os facilitadores anxiety motivation e
anger motivation estão associados a diferentes experiências de stress. Em particular, a anxiety
motivation apresentou um efeito protetor contra o desgaste emocional e a diminuição de
desempenho, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de energia. Os resultados oferecem uma
variedade de implicações para a pesquisa e prática: sugerem que a investigação em stresse se
deve concentrar mais nas meta-cognições durante o processo de stress, pois pode explicar
porquê e como as pessoas diferem na sua experiência e na forma como enfrentam ostress.
Além disso, os resultados sugerem que formações sobre controlo de stress deveriam
incorporar treino em regulação das emoções, de forma a desenvolver estratégias para lidar
com o stress, em particular estratégias para transformar emoções angustiantes em motivação.
en
Why do some people thrive on stress and others burn out? My PhD studies looked at the
experience of negative emotions in stressful situations, and how people interpret and regulate
these emotions. I propose the concept that some people interpret these negative emotions as
facilitative (labeled as anxiety motivation and anger motivation). These people turn the
negative emotions that are usually experienced as distressing into motivation. That way, they
gain energy out of stress, instead of draining out. Seven studies were conducted to look at
anxiety motivation and anger motivation. In line with the research questions, I found that
among a variety of contexts and situations, anxiety motivation and anger motivation were
associated with a different experience of stress. In particular, anxiety motivation was found to
provide a buffering effect against emotional exhaustion and performance decreases, while at
the same time enhancing energy levels. The findings offer a variety of implications for
research and practice: they suggest that stress researchers should focus more on meta-mood
cognitions during the stress process, as these may explain why and how people differ in their
experience and coping of stress. Furthermore, the findings suggest that stress management
trainings should incorporate emotion regulation skills as strategies for coping with stress, in
particular strategies for transforming distressing emotions into motivation.