Teses e dissertações

Doutoramento
Antropologia
Título

Limites, desordens e mediações: uma etnografia em espaço escolar

Autor
Leandro, Alexandra
Resumo
pt
O desenvolvimento de uma etnografia em diferentes escolas, situadas em um dos concelhos da Península de Setúbal, permitiu avançar para o modo como a produção de segurança escolar envolve a reprodução, recomposição e reinvenção de distintas configurações de poder, tendo em conta o cruzamento de múltiplas modalidades de intervenção, e a (des)articulação entre diferentes sujeitos e grupos. Sendo uma pesquisa de ancoragem antropológica, o diálogo permanente com outros campos disciplinares, em especial a sociologia e a história, possibilitou o alargamento das questões e a reflexão em torno de um vasto conjunto de itinerários teóricos e metodológicos, vital num terreno tão complexo como o da Educação. Os limites físicos e simbólicos produzidos, reproduzidos e contestados nas escolas constituem fronteiras que estruturam o trânsito permanente entre o lado de dentro e o lado de fora. As escolas, enquanto espaços centrais de socialização, surgem, deste modo, como um terreno de múltiplas mediações, no cruzamento e confronto de diferentes expectativas e projetos individuais, familiares, profissionais e institucionais.
en
The unfolding of ethnography within different schools situated in a municipality of the Setúbal Peninsula enabled to question how the production of school security involves the reproduction, rearrangement and reinvention of distinct power configurations, given the intersection of multiple intervention modalities and the (in)articulation between different individuals and groups. Being an anthropological anchored research, the permanent dialogue with other disciplinary fields, with particular emphasis on sociology and history, made possible the widening of the points of discussion and the reflexion on a large number of theoretical and methodological itineraries, vital in such a complex field as Education. The physical and symbolic limits produced, reproduced and contested in schools are frontiers that structure the continuous passage between outside and inside. Schools, as central socialization places, emerge as a field for multiple mediations, in the intersection and confrontation of different individual, family, professional and institutional expectations and projects.

Data

03-jun-2014

Palavras-chave

Poder disciplinar
mediação
mediation
Etnografia escolar
Segurança escolar
School ethnography
School security
Disciplinary power

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo